Dados do Resumo
Título
PatoDig
Descrição da inciativa
A manipulação e estudo de dados médicos oferecem excelentes oportunidades, especialmente na era da oncologia personalizada, onde a análise de dados pode contribuir para o conhecimento sobre o comportamento de diferentes cânceres, resposta ao tratamento e as tendências de diferentes perfis de pacientes. Laudos de anatomia patológica, contém diagnóstico dos tumores, seu estadiamento e perfil molecular, oferecendo informações valiosas para esses estudos. Embora haja grandes expectativas, o acesso a esses dados médicos representa um desafio significativo, uma vez que a maior parte deles está em formato não estruturado. No entanto, nosso método é capaz de gerenciar bancos de dados de anatomia patológica, oferecendo uma solução promissora que promove o acesso automatizado, fácil e seguro a dados contidos em laudos de anatomia patológica de forma estruturada.
Impacto e resultados
A ferramenta foi configurada para funcionar conectada ao banco de dados de anatomia patológica da AC Camargo, permitindo o acesso aos dados de forma retrospectiva e prospectiva, com um gatilho de um mês para o upload de novos laudos. Antes da implementação, duas abordagens foram adotadas para tornar o método sustentável: estabelecimento de políticas de governança de dados (para garantir a qualidade e a segurança dos dados) e desenvolvimento de estratégias para garantir o manuseio de uma grande quantidade de dados de forma rentável (sem grandes gastos financeiros). Após sua implementação, já foram recebidos 10 solicitações de dados, que resultaram até agora na obtenção de:
- 7.335 resultados moleculares de HPV anexados aos respectivos resultados de citologia.
- 6.000 resultados de perfil imunológico molecular de câncer de mama.
- 2.373 resultados/laudos de neoplasia neuroendócrina, representando 1.432 pacientes.
- Desenvolvimento de dashboard para o CR de Neoplasia Neuroendócrina.
- 834 resultados de estadiamento de câncer colorretal.
O acesso a dados estruturados de qualidade de forma rápida e segura tem o grande potencial de promover uma melhor tomada de decisão baseada em dados para os administradores, impulsionar pesquisas acadêmicas e clínicas, além de diminuir a carga de trabalho das pessoas que originalmente tinham que compilar esse tipo de dado para diferentes propósitos. Esse potencial pode ser observado, por exemplo, no "dashboard" desenvolvido para o CR de Neoplasias Neuroendócrinas.
Área
4.Inovação
Categoria
Aprimoramento médico
Autores
ADRIANA PASSOS BUENO, Louise de Brot Andrade