Dados do Resumo
Título
Análise da expressão de genes mitocondriais no câncer gástrico
Introdução
O câncer é um grupo de mais de 100 doenças malignas com crescimento celular descontrolado. Em 2020, foram 19,3 milhões de novos casos e 10 milhões de mortes (GLOBOCAN). O câncer gástrico é o quinto mais comum e o quarto mais mortal, afetando mais homens. Falhas na replicação do DNA contribuem com 43,2% das mutações do câncer gástrico. Mitocôndrias, essenciais no metabolismo celular, também são importantes no crescimento de células tumorais, especialmente em condições adversas.
Objetivo
O objetivo do estudo é caracterizar a expressão gênica mitocondrial no câncer gástrico, identificando genes mitocondriais com expressão diferencial entre tecidos tumorais e adjacentes. Também busca avaliar o potencial desses genes como biomarcadores para novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas.
Métodos
Foram coletadas 145 amostras de tecido tumoral e adjacente de pacientes com adenocarcinoma gástrico, com aprovação ética do HUJBB (número CAAE 47580121.9.0000.5634). Fragmentos de tecido de aproximadamente 0,5 cm foram ressecados imediatamente após a cirurgia e armazenados em RNA later a -80ºC. O RNA total foi extraído usando TRIZOL®, lavado com EtOH e avaliado quanto à integridade e concentração com Qubit 4, NanoDrop ND-1000 e TapeStation 2200. As bibliotecas foram preparadas com o kit TruSeq Stranded Total RNA Library Prep Kit with Ribo-Zero Gold e o sequenciamento foi realizado em modo pair-end na plataforma NextSeq® com o kit NextSeq® 500 MID Output V2. Leituras foram avaliadas com FastQC e adaptadores e leituras de baixa qualidade foram removidos com Trimmomatic v0.39. Leituras filtradas foram alinhadas ao transcriptoma mitocondrial humano (hg38) e quantificadas com Salmon v1.5.2. A análise diferencial foi conduzida no R v4.1.0 usando Tximport v3.14.0 e DESeq2 para estimar e normalizar os níveis de expressão gênica entre câncer e tecido adjacente.
Resultados
Nos resultados, examinamos a expressão de genes mitocondriais em tecido de câncer gástrico comparado ao tecido adjacente. A análise do volcano plot revelou que todos os genes mitocondriais foram hipoexpressos no tecido tumoral. No heatmap, foi observada uma baixa expressão dos mesmos genes no câncer gástrico em relação ao tecido adjacente. A análise de Receiver Operating Characteristic (ROC) destacou dois genes específicos, MT-TC e MT-TN, como os mais relevantes na diferenciação entre os tecidos. O boxplot demonstrou uma alteração clara na expressão dos genes mitocondriais no tecido de câncer gástrico comparado ao tecido adjacente. Estes resultados fornecem uma visão detalhada da expressão gênica mitocondrial em diferentes contextos teciduais e destacam as diferenças significativas associadas ao câncer gástrico.
Conclusões
O estudo identificou diferenças significativas na expressão dos genes mitocondriais MT-TN e MT-TC entre tecidos tumorais gástricos e adjacentes. A baixa expressão desses genes em tecidos tumorais sugere disfunção mitocondrial associada ao câncer gástrico. A análise de ROC, com AUC de 0,7, aponta MT-TN e MT-TC como potenciais biomarcadores para diagnóstico e prognóstico. Essas descobertas ressaltam a importância das mitocôndrias na tumorigênese e a expressão gênica mitocondrial como uma área promissora para novas abordagens terapêuticas e diagnósticas.
Financiador do resumo
Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
Palavras Chave
Gastric Adenocarcinoma; Transcriptomics; Analise in silico
Área
7.Pesquisa básica/translacional
Autores
Kauê Sant'Ana, Diego Pereira, Jéssica Manoelli Costa da Silva, Ronald Matheus da Silva Mourão, Valéria Cristiane Santos da Silva, Camila Vitória Moreira, Sérgio Augusto Antunes Ramos, Rubem Ferreira da Silva, Camila Uchôa, Marcos da Conceição , Eliel Barbosa, Daniel de Souza Avelar Costa, Paulo Pimentel de Assumpção, Samia Demachki, Samir Casseb, Fabiano Cordeiro Moreira, Geraldo Ishak