Dados do Resumo
Título
"Core-Biopsy" percutânea guiada por Tomografia Computadorizada de nódulos pulmonares menores que 10 mm: uma análise de resultados e complicações
Introdução
O procedimento por agulha grossa (core-biopsy), guiado por tomografia computadorizada, é a técnica de escolha das biópsias percutâneas, visto maiores que fragmentos de tecido podem ser coletados da lesão. Altas taxas de acurácia são registradas para nódulos maiores que 10mm. Porém, para lesões menores, estudos reportaram uma diminuição desses números. Dentre as complicações do procedimento, a mais frequente é o pneumotórax, que também se torna mais frequente ao se reduzir o diâmetro do nódulo.
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo reportar as taxas de acurácia diagnóstica, índices de complicações e o impacto no manejo dos pacientes submetidos a biópsia percutânea de nódulos pulmonares menores que 10mm, guiadas por tomografia computadorizada, em um hospital oncológico referência.
Métodos
Será um estudo retrospectivo, unicêntrico, realizado em um centro de referência oncológica (AC Camargo Cancer Center) a partir da revisão de prontuários, imagens e laudos de tomografia de tórax. 200 biópsias por fragmentos de nódulos pulmonares, medindo até 10 mm (com variação de 5-10 mm), e guiadas por tomografia computadorizada serão analisadas. Os resultados obtidos serão avaliados com determinação da sensibilidade, especificidade, valor preditivo negativo, valor preditivo positivo e acurácia, comparando os resultados histológicos colhidos na biópsia com os das peças cirúrgias, considerado o padrão-ouro, ou achados de imagem, e apresentação ou não das possíveis complicações relacionadas ao procedimento.
Resultados
Até o presente momento, foram selecionados 73 pacientes a partir do banco de dados mantido no REDCap, de acordo com os critérios pré-estabelecidos (órgão puncionado e tamanho dos nódulos). Os exames de imagem, assim como seus laudos e os resultados anatomopatológicos da biópsia, foram acessados através da plataforma VUE Motion – PACS e os dados obtidos foram registrados no REDCap. Outros dados essenciais, como aqueles contidos no prontuário dos pacientes, ainda não foram colhidos, devido a dificuldades de acesso aos demais sistemas.
Conclusões
Com a liberação de acesso aos sistemas restantes da instituição, será realizada a coleta dos dados faltantes. Em seguida, a análise de dados será iniciada e, por fim, a redação e submissão do artigo para publicação.
Palavras Chave
CÂNCER DE PULMÃO; Biópsia percutânea; Tomografia computadorizada
Área
5.Estudo Clínico
Autores
Vinicius Mansueto Peres, Rubens Chojniak