A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

Estratégias de divulgação científica do projeto HEADSpAcE (Estudos Translacionais de Câncer de Cabeça e Pescoço na América do Sul e Europa) no Instagram

Introdução

A comunicação científica une os campos da ciência, educação e mídia, cada um direcionado a públicos específicos. Na era digital, a comunicação visual deve planejada de forma estratégica para atrair o público. Devido às diferenças no processamento cognitivo entre publicações científicas e redes sociais, o compartilhamento eficaz de informação científica requer adaptações. O projeto HEADSpAcE, um consórcio de pesquisa internacional, visa compreender as causas do diagnóstico tardio do câncer de cabeça e pescoço (CCPs) e explorar a diversidade de tratamentos no mundo.

Objetivo

O objetivo é para aumentar a visibilidade e o engajamento do consórcio de pesquisa por meio da entrega de conteúdo de alta qualidade e visualmente atraente, dedicado aos avanços na pesquisa de câncer de cabeça e pescoço conduzidos pelo HEADSpAcE, utilizando as mídias sociais como principal canal de comunicação.

Métodos

Foi implementado um plano de comunicação focado no perfil do estudo HEADSpAcE na plataforma Instagram. O público-alvo compreendia cientistas e profissionais de saúde no início de suas carreiras, com idades entre 25 e 44 anos, interessados em oncologia, genética, saúde pública e medicina. O conteúdo foi estruturado em cinco linhas editoriais além da divulgação de publicações científicas: (1) Entrevistas e palestras: colaborações com profissionais de oncologia vinculados ao consórcio HEADSpAcE; (2) Glossário: informações para compreensão de resultados de pesquisa e tópicos abordados nos vídeos curtos; (3) Apresentações do HEADSpAcE: apresentações orais de resultados parciais em encontros do consórcio; (4) Educacional: conteúdo público sobre sintomas e fatores de risco relacionados aos CCPs; (5) Institucional: posicionamento do HEADSpAcE e seus grupos de trabalho como referências em pesquisa sobre CCPs.
A identidade visual foi refinada para melhorar o apelo estético e garantir conformidade com as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). As correções cromáticas e as hierarquias visuais da informação foram implementadas usando gráficos com formas predominantemente fluidas. As métricas avaliadas foram engajamento, número de seguidores e alcance (valores fornecidos pelo Meta Business).

Resultados

De julho de 2023 a junho de 2024, o alcance médio no Instagram aumentou de 2.714 em 2023 para 3.731 em 2024, um crescimento de 27,5%. A interação total aumentou 32,6%, passando de 1.549 interações em 54 postagens no segundo semestre de 2023 para 2.299 interações em 61 postagens no primeiro semestre de 2024. Durante os três meses de intervenção do plano de comunicação, o alcance médio mensal foi de 5.336 pessoas, um aumento de 155,4% em relação à média mensal de 2023. O número de seguidores cresceu de 349 para 619, representando um aumento de 43,6%.

Conclusões

Tem-se registrado um aumento da visibilidade dos perfis do HEADSpace, conforme evidenciado pelo crescimento nas principais métricas (número de seguidores, alcance e interações). Assim, a estratégia de entrega de conteúdo direcionado a cientistas e profissionais de saúde tem se mostrado eficaz, promovendo um crescimento orgânico e sustentado das métricas de desempenho.

Financiador do resumo

processo FAPESP 2018/26297-3 ; processo FAPESP 2023/17074-9

Palavras Chave

Jornalismo Científico; Comunicação digital; Mídias sociais

Área

9.Outros (Temas não mencionados acima, Relatos de Casos e Revisão de literatura)

Autores

Carolina Frandsen Pereira da Costa, Ana Clara Miagushiko Martins, Gisele Aparecida Fernandes, Maria Paula Curado