Dados do Resumo
Título
DOENÇA PERIODONTAL E ADENOCARCINOMA GÁSTRICO EM UM ESTUDO DE CASOS E CONTROLES NO BRASIL
Introdução
Embora as taxas de incidência de câncer gástrico estejam em declínio, o adenocarcinoma gástrico tem alta mortalidade no mundo. Os fatores de risco associados são: obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, doenças pré-existentes, como anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas e infecção pela bactéria Helicobacter pylori. A doença periodontal é uma doença inflamatória crônica induzida por agentes microbianos com fatores predisponentes, como o hábito de fumar e diabetes. Associação entre a doença periodontal e o adenocarcinoma gástrico ainda é controversa.
Objetivo
Este projeto irá investigar a associação entre presença da doença periodontal e adenocarcinoma gástrico em um estudo multicêntrico brasileiro.
Métodos
O estudo analisará os dados do GE4GAC-Brasil em quatro capitais de diferentes regiões brasileiras: Goiânia, São Paulo, Fortaleza e Belém. Este projeto faz parte do projeto temático, “Epidemiologia dos Adenocarcinomas Gástricos no Brasil”, o módulo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do A.C. Camargo Cancer Center sob o número 2169-16. Serão analisados os dados sociodemográficos: sexo, idade, estado civil, escolaridade, etnia, hábitos de vida, comorbidades (obesidade e diabetes) e informações sobre saúde bucal (perda dentária, uso ou não de prótese dentária, frequência diária de escovação e uso do fio dental, diagnóstico prévio de doença periodontal). Para os casos, informações clínicas sobre localização anatômica (cárdia ou não cárdia), subtipo histológico do tumor segundo a classificação de Lauren (difuso, intestinal ou misto) e a presença de infecção por H. pylori (positivo ou negativo). Será realizada a análise descritiva das variáveis. Para as variáveis quantitativas será calculada a média, mediana e desvio padrão e para as variáveis qualitativas serão apresentadas as distribuições de frequência absoluta (n) e relativa (%).
Resultados
Neste projeto pretendemos identificar evidências do impacto da doença periodontal como fator associado ao Adenocarcinoma Gástrico, avaliar saúde bucal e os hábitos e estilo de vida (tabagismo e etilismo). Desta forma esperamos poder contribuir para a melhor compreensão da relação entre fatores ligados a saúde oral e o adenocarcinoma gástrico. Em consequência sugerir políticas públicas para controle dos fatores de risco identificados.
Conclusões
O projeto está em desenvolvimento
Palavras Chave
Epidemiologia; Neoplasia gástrica; Doença periodontal
Área
4.Epidemiologia e Prevenção
Autores
FRANCISCO JOSÉ NUNES AGUIAR, TATIANE TIENGO, MARIA PAULA CURADO