Dados do Resumo
Título
Análise e Efeitos Colaterais da Dosimetria Retal em pacientes portadores de Câncer de Próstata tratados com Radioterapia radical hipofracionada com e sem a injeção de espaçador retal de hidrogel.
Introdução
O câncer de próstata (CaP) é o câncer mais comumente diagnosticado em homens nos países ocidentais, com um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens no Brasil. A radioterapia (RT) destaca-se como um dos principais tratamentos para o CaP, podendo ser combinada ou não com outras formas de tratamento. No hipofracionamento ocorre aumento da dose por fração, mas os benefícios do aumento da dose devem ser equilibrados com o risco de aumento da dose de radiação no reto. Uma forma eficaz de limitar a exposição à radiação e a toxicidade do reto é aumentar a distância entre o reto e a próstata usando um espaçador retal de hidrogel, mas pouco se sabe sobre a avaliação e sobre os efeitos colaterais existentes do seu uso.
Objetivo
Objetivo: Analisar de forma clínica, molecular e de imagem, além de avaliar os efeitos colaterais da dosimetria retal, em pacientes portadores de CaP e tratados com RT radical hipofracionada, com e sem a injeção de espaçador retal de hidrogel, para minimizar o desenvolvimento dos efeitos colaterais ou mesmo impedir o seu surgimento.
Métodos
Serão avaliados retrospectiva e prospectivamente pacientes admitidos no período de 2022 a 2029 no departamento de RT, de forma clínica, molecular e de imagem, a fim de analisarmos a dosimetria retal, assim como os efeitos colaterais da utilização ou não, de espaçador retal de hidrogel em pacientes diagnosticados com CaP e submetidos a RT radical hipofracionada.
Resultados
Esperamos poder analisar a dosimetria retal, assim como evitar ou até mesmo impedir a ocorrência de efeitos colaterais com a utilização de espaçador retal de hidrogel.
Conclusões
Com esse estudo esperamos concluir que, através das análises realizadas em diferentes esferas (clínica, molecular e de imagem) e da avaliação dos efeitos colaterais da dosimetria retal em pacientes portadores de CaP, e tratados com RT radical hipofracionada, com e sem a injeção de espaçador retal de hidrogel, minimizar o desenvolvimento dos efeitos colaterais retais em aproximadamente 30% ou mesmo impedir o seu surgimento.
Palavras Chave
Câncer de Próstata - Radioterapia Hipofracionada - Espaçador retal de hidrogel
Área
5.Estudo Clínico
Autores
GABRIEL MALUF, Antonio Cassio Assis Pellizzon, Mari Uyeda