Dados do Resumo
Título
Pocket Book - Oncologia para Fisioterapeutas
Descrição da inciativa
O objetivo principal do desenvolvimento do pocket book (livro de bolso) Oncologia para Fisioterapeutas, foi a oportunidade de compartilhar minha experiência e aprendizado desenvolvido tanto na minha residência no Hospital AC Camargo Cancer Center quanto minha experiência no estágio observacional no MD Anderson Cancer Center em Houston - EUA, como um ato altruísta, oferecendo aos estudantes, profissionais e lideranças uma visão mais amplificada das potencialidades da Fisioterapia no tratamento oncológico nos diversos âmbitos e como podemos intervir com eficácia e segurança no tratamento de diversos tipos de câncer, da atuação na prevenção à reabilitação, no paciente adulto e pediátrico, em tratamento ambulatorial e hospitalar, com alguma urgência ou emergência oncológica, trazendo atualizações de protocolos assistenciais desenvolvidos por profissionais renomados e experientes, inclusive com a contribuição de uma colega Fisioterapeuta do Hospital MD Anderson que escreveu o capítulo: Atuação da Fisioterapia na oncologia pediátrica no Estados Unidos, nos presenteando com uma amostra de ferramentas utilizadas pela Fisioterapia de avaliação pediátrica categorizadas pelo modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).
Pensando também na importância de ter uma equipe interdisciplinar coesa, congruente e integrada no cuidado do paciente oncológico, que entre os autores, não há apenas fisioterapeutas, mas médico, nutricionista, fonoaudióloga e enfermeiras.
O pocket book foi idealizado para ser um livro de consulta rápida, de leitura fácil, para auxiliar colegas à beira leito, que cabe inclusive no bolso do jaleco e de custo baixo se tornando uma obra acessível. A primeira edição conta com 29 capítulos e foi lançado em um Congresso Online Gratuito, idealizado e realizado por mim no ano de 2020, com 375 inscrições de colegas de vários estados do Brasil e de outros países como Portugal, Angola e países da América Latina. Com o sucesso da 1. edição, em 2022, foi lançada a 2. edição atualizada com 36 capítulos e uma versão e-book, onde também foi abordado o paciente oncológico com COVID 19 e Telerreabilitação.
Impacto e resultados
Muitos pacientes ainda não são encaminhados para a Fisioterapia porque ainda faltam fisioterapeutas especializados e que detenham do conhecimento das particularidades do tratamento oncológico. Para transformar esta realidade é preciso instrumentalizar os colegas com informação, posicionamento e melhor formação. Vários colegas fisioterapeutas, muitos deles que não são oncologistas e/ou fazem residência na área hospitalar, me enviam mensagens, que adquiriram o livro e que o mesmo é companhia diária em seus estudos e plantões. Alguns exemplares também foram enviados para colegas de Portugal, Espanha e Peru. Tornar o conhecimento acessível e fazer com que este conhecimento ultrapasse fronteiras faz com que cada vez mais tenhamos profissionais capacitados e pacientes informados e participativos. O prognóstico de um paciente pode ser modificado e favorecido com uma intervenção fisioterapêutica qualificada, além de ampliar as possibilidades de atenção fisioterapêutica como por exemplo, a Telerreabilitação, aumentando o acesso à assistência aos pacientes que resulta em melhor adesão e menor custo de deslocamento para o sistema público de saúde.
Área
3.Ensino
Categoria
Residência Multiprofissional
Autores
THALISSA MANIAES, George Jerre Vieira Sarmento