Dados do Resumo
Título
Da sala de aula para a comunidade: a importância de falar sobre câncer na graduação
Descrição da inciativa
A oferta de disciplinas que abordam a oncologia, especialmente com temas relacionados ao tratamento, diagnóstico e prevenção do câncer, pode impactar na formação. Todavia, não há uma diretriz nacional que recomende que os cursos de graduação ofereçam disciplinas nessa área. Logo, as informações sobre o tema distribuem-se de forma fragmentada ao longo da formação. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), localizada no bairro do Trapiche da Barra, na capital Maceió, possui 56 anos de história e oferta 13 cursos, sendo o curso de Medicina o mais antigo da instituição. Em 2023, foi proposto ao colegiado do curso de medicina a disciplina eletiva semestral Biologia Molecular do Câncer com carga horária de 40 horas.
Impacto e resultados
Em seu plano de ensino, a disciplina visa discutir aspectos da biologia do câncer, como assinaturas moleculares que orientam diagnóstico, prognóstico e tratamento. Como método avaliativo, os 24 discentes da primeira turma produziram material educativo com temas da carcinogênese, diagnóstico e tratamento para a população. Também houve a valiosa oportunidade de networking com profissionais a nível nacional discutindo temas como residência, especialização e novos métodos terapêuticos. Os alunos propuseram uma ação comunitária com enfoque no Dezembro Laranja – conscientização sobre o câncer de pele. Foi realizarada panfletagem e convites para pessoas participarem na estrutura montada com jogos, orientações e café. Houve grande interesse do público, mas também foi notada a falta de proteção solar entre vendedores, guias e jangadeiros, evidenciando a necessidade de ações profiláticas. Já em 2024, a disciplina incorporou duas monitoras, ex-alunas, responsáveis por desenvolver a rede social da disciplina e orientar os discentes. Foi produzido conteúdos que informam sobre diagnósticos e prevenção, bem como combatem a desinformação quanto ao câncer, a fim de democratizar o conhecimento adquirido em sala de aula. Como método de avaliação final, criou-se o “I Simpósio em Biologia Molecular do Câncer”, realizado em 11 de julho, com a temática de conscientização do câncer de cabeça e pescoço. O evento incluiu palestras sobre diagnóstico e tratamento, além de trabalhos publicados nos anais do evento e avaliados por convidados. A iniciativa trouxe novas visões sobre as neoplasias em Alagoas, sobretudo informações epidemiológicas, reforçando a relevância da matéria diante da quantidade de casos no estado. Nos dois períodos em que foi ofertada, a disciplina formou 51 alunos, e para o segundo semestre de 2024, possui 16 alunos matriculados. Em paralelo à disciplina, foi aprovado o projeto de extensão Mundaú Contra o Câncer, que visa orientar quem reside às margens da laguna Mundaú sobre o câncer, principalmente o de pele. O projeto propõe por meio de ações lúdicas conscientizar sobre prevenção, diagnóstico precoce, programas de rastreamento, e saúde. A disciplina Biologia Molecular do Câncer e o projeto Mundaú Contra o Câncer atua como sementes, incentivando que mais pessoas busquem formação especializada em Oncologia e promovendo a democratização dos conhecimentos repassados dentro da universidade a todas as camadas da população alagoana.
Área
3.Ensino
Categoria
Doutorado acadêmico
Autores
Raíssa Vitória Alves Estevam , Yasmim Lúcio Romeiro, Carolina Florencio de Souza , Vitória Menezes Hoffmann , Rodrigo Félix de Oliveira Lúcio , JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA FERREIRA