Dados do Resumo
Título
Projeto fios de alegria: solidariedade transcultural que promove saúde
Descrição da inciativa
A mulher, no tratamento quimioterápico, pode acabar nutrindo sentimentos negativos em relação a si frente a queda do seu cabelo, pois se sente feia e diferente das demais pessoas. A maioria das pacientes, utiliza-se de artifícios para disfarçar ou esconder essa condição - dentre outros, lenços e perucas -, visando melhorar sua imagem corporal, essencialmente, na presença dos que não compõe sua rede de pessoas próximas. Tal impacto, pode gerar angústia, tristeza e acabar afastando a mulher do convívio social por se encontrar fora dos padrões da sociedade. Assim sendo, existem ONGs que doam perucas, lenços, próteses e outros, com a finalidade de elevar a autoestima de mulheres e crianças que enfrentam a quimioterapia. Enfatizando que as crianças enfrentam o tratamento bem como os adultos, apresentando mesmos efeitos colaterais e por vezes até mais evidentes.
Nosso projeto envolve a Liga Acadêmica de Oncologia da UFPI, onde atuamos na comunidade por meio de atividades educativas, preventivas ou de promoção à saúde. Dessa forma, este trabalho objetivou descrever a campanha “Fios de alegria”, que tem como foco contribuir para a autoestima de mulheres e crianças que passam pelo tratamento quimioterápico, através da arrecadação de mechas para confecção de perucas e distribuição das mesmas por ONGs. O projeto Fios de Alegria teve início no dia 20 de outubro de 2017, data estratégica referente ao mês de combate ao câncer de mama. As mechas arrecadadas foram enviadas, inicialmente, para a ONG Mundo Colorido e Fundação Maria Carvalho Santos, que possuem sede na capital do estado (Teresina/PI), e tem como missão, ofertar apoio para crianças e mulheres em Tratamento Oncológico, oriundos de famílias carentes no estado do Piauí.
Impacto e resultados
Em sua primeira e segunda edição, realizadas em 2017 e 2018, foram arrecadadas o total de 351 mechas de cabelo com o tamanho mínimo de 15 e 20 cm (tamanho padrão estabelecido) de variados tipos (liso, crespo, cacheado, ondulado, e mechas com química: tintura, alisante, descolorido). Destaca-se que os salões parceiros faziam o corte de forma gratuita para aqueles que se dispuseram a doar suas mechas. A partir de 2019, a campanha passou a ser ativa durante todos os meses do ano, com divulgações por mídias sociais e meios de comunicação como TV e rádios. Dessa forma, ampliamos a captação de mechas para 421, somente no ano de 2019. Atualmente, temos mais de 1500 mechas arrecadadas até meados de 2024. Além disso, as instituições parceiras aumentaram e, hoje, incluem a ONG Mundo Colorido (Timon-MA), as instituições de Teresina-PI, Instituto Tamara Brito, Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, Fundação Maria Carvalho Santos, Hospital Infantil Lucidio Portella, Casa de Maria, e Hospital São Marcos e o Pelotão Mirim (Picos-PI). Com essas instituições, o número de pessoas beneficiadas aumentou consideravelmente. Ressalto que o número de próteses (perucas) confeccionadas não é o mesmo que o número de mechas doadas e embora tenhamos muitos beneficiados, o número exato é incerto. Conclui-se que ações como essas desempenham papéis fundamentais para a sociedade, contribuindo para a formação dos futuros profissionais, pois desenvolve senso crítico e humanizado e contribui imensamente para essa população carente em tratamento oncológico.
Área
6.Responsabilidade social
Categoria
Doutorado acadêmico
Autores
FELIPE CAVALCANTI CARNEIRO DA SILVA, Ana Rafaela Silva Pereira