A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

Pacientes 1a vez - Ações da Unidade Itaim para experiência personalizada 24 horas antes do atendimento

Introdução

Atualmente um dos problemas nas instituições de saúde é o não comparecimento dos pacientes consultas médicas, que além de perdas financeiras, pode levar a um atraso na lista de espera para consultas e onerar o tempo das equipes médicas.

Objetivo

A Teletriagem de enfermagem é um projeito que está sendo desenvolvido na unidade ambulatorial do A.C.Camargo Cancer Center na Unidade Itaim, que consiste em realizar um contato telefônico com o paciente 24 horas antes do seu atendimento para proporcionar atendimento acolhedor iniciando a experiência do paciente de forma personalizada, evantamento do estado físico e quadro clínico atual mediante a entrevista estruturada com paciente ou familiar, identificar possíveis limitações/barreiras que dificultem a presença física do paciente à consulta, possibilitando a oferta da opção mais adequada ao quadro clínico identificado (presencial ou telemedicina); identificar se o agendamento corresponde as necessidades do paciente, 2ª barreira para evitar o agendamento com a especialidade errada; Garantir que o paciente traga os exames (imagem e laudo organizados em ordem decrescente), anátomo patológico (imunohistoquímica), relatórios e informações necessárias para a realização da consulta de primeira vez.

Métodos

A entrevista estruturada ocorre após a autorização do paciente e é registrada no prontuário (Tasy) onde são registradas informações referentes: histórico de saúde, doença atual, tratamentos preexistentes, medicamentos em uso, alergias, cirurgias anteriores e histórico familiar oncológico.

Resultados

O projeto foi implantado em 2024, e todos os pacientes contatados foram fidelizados, não faltaram na consulta de primeira vez e trouxeram a documetação adequada para primeira consulta agilizando as trativas iniciais da jornada oncológica

Conclusões

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a teleconsulta pode ser definida como uma consulta remota que contempla interações entre um profissional de saúde e um paciente e desta forma podemos garantir a fidelização através da experiência prévia personalizada.

Palavras Chave

Consulta médica; Assistência Ambulatorial; Cuidados de Enfermagem

Área

3.Enfermagem Oncológica

Autores

PATRICIA MOLINA MARQUES, Eric Machado Melo MACHADO MELO, Rosana Garagnani Garagnani, Regina Valim de Almeida