Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DO NÚMERO DE CÓPIAS EM GENES DRIVERS DA LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA PEDIÁTRICA.

Introdução

A leucemia linfoblástica aguda (LLA) é uma doença hematológica caracterizada pela proliferação de células imaturas da linhagem linfoide. Sendo os principais grupos afetados, crianças e jovens na faixa etária de 0 a 19 anos, representando cerca de 80% dos casos. A caracterização genética da LLA pode vim a auxiliar no prognostico dos pacientes, pois a partir da mesma pode se haver interferências no tratamento visando uma melhor conduta terapêutica.

Objetivo

Desta forma o presente estudo, aprovado pelo CEP do Núcleo de Pesquisas em Oncologia do HUJBB/UFPA, sob o número CAAE 0905812.1.0000.0018, visa evidencia a presença de alterações em genes condutores da LLA, afim de elucidar alguns mecanismos que influenciam no processo leucemogênese.

Métodos

Para este fim, 16 amostras de pacientes com LLA pediátrica atendidos no hospital Hophir Loyola, foram analisadas por Hibridização Genômica Comparativa em Arranjo (aCGH), essas amostras foram processadas utilizando técnicas moleculares: extração do DNA e RNA total; e de fragmentação enzimática; para a hibridização com fluoroforos aos para serem analisadas pela técnica de comparação genômica por hibridização (aCGH) afim elucidar a frequência das alterações nos números de copias dos principais genes drivers na leucemia. Por fim os dados da literatura sobre os genes drivers da leucemia linfoblastica aguda foram utilizados como critério para a seleção dos genes estudados.

Resultados

Os genes selecionados foram inicialmente divididos em duas classes: oncogênese e genes supressores tumorais conforme suas definições na literatura. O presente estudo constatou a alterações nas variações do número de cópias em 6 genes CDKN2A, RB1, ERG, KDM6A, USP9X e RUNX1, dentro de uma frequência igual ou superior a 25% das amostras analisadas, ou seja, essas alterações genéticas foram encontradas em pelo menos 4 dos 16 pacientes.

Conclusões

Os resultados obtidos nesse estudo, mostraram que o uso da técnica de aCGH para evidenciar a variação no número de copias pode ser utilizada como base para identificar alterações em genes drivers da leucemia linfoblastica aguda pois a partir dessa e possível analisar variações na expressão de genes essenciais no desenvolvimento da leucemia linfoblastica aguda.

Palavras-chave

LLA, CNVs, CDKN2A.

Financiador do resumo

Núcleo de pesquisa em oncologia.

Área

Estudo Clínico - Tumores Onco-Hematológicos

Autores

MARCIO SANTANA DE AQUINO, andre salim khayat, Thaissa vitória Rodrigues, eliel barbosa teixeira