Dados do Trabalho
Título
Construção de um grupo de apoio psicológico para mulheres mastectomizadas: relato de experiência em um hospital oncológico filantrópico
Introdução
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres em todas as regiões do Brasil. Além do aspecto biológico, há impactos sociais, relacionais, econômicos, e psicológicos. Visando por uma assistência integral às pacientes, é necessário que os serviços oncológicos estejam munidos de ferramentas para prestar o cuidado necessário durante todo o percurso da paciente na Rede de Atenção ao Câncer, inclusive após a fase de tratamento ativo, considerando as repercussões do adoecimento.
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da experiência de implementação de um grupo de apoio psicológico à mulheres mastectomizadas, realizado por psicólogas residentes em oncologia no estado da Bahia
Métodos
Trata-se de uma metodologia qualitativa, descritiva, que busca apresentar a experiência das profissionais responsáveis pela implementação da intervenção psicológica. Os grupos psicoterapêuticos foram realizados semanalmente, com duração aproximada de 1h30, em um hospital terciário de atenção ao câncer, filantrópico, que atende exclusivamente pacientes do SUS. A cada encontro, havia uma psicóloga residente responsável pela coordenação. O grupo foi realizado de maneira aberta, para as pacientes interessadas, após divulgação em um serviço voluntário do hospital, o qual realiza atividades diversas e lúdicas para mulheres mastectomizadas. Os temas de cada encontro foram abordados a partir do interesse e relato das pacientes, não tendo sido definidos previamente.
Resultados
Ao longo dos encontros, foram trabalhados temas discutidos como: processo de adoecimento, suas repercussões na vida após o câncer, amizade, relações familiares, importância das relações entre mulheres com câncer de mama, entre outros. Esse trabalho de reflexão em um grupo psicológico com mulheres que estão em tratamento ativo ou pós tratamento, se mostrou como um espaço potencial para fortalecer a vinculação entre essas mulheres através de um espaço de escuta terapêutica entre as participantes, considerando que essa partilha de experiências similares podem se constituir como recurso de enfrentamento e benefícios emocionais para elas. Além disso, esse espaço viabilizou que as autoras ampliassem seu aprendizado e olhar frente às repercussões psicoemocionais do adoecimento, as quais se propagam após tratamento ativo e vivenciassem a realização de intervenções psicológicas grupais, contribuindo assim para a formação profissional das psicólogas mediadoras.
Conclusões
Sabendo disso, torna-se evidente a relevância e impactos positivos no âmbito psicológico da realização de grupos psicológicos tanto para as participantes, no sentido de possibilitar assistência mesmo após a finalização da fase ativa de tratamento oncológico, Ademais, evidencia-se também os benefícios para a formação das mediadoras, considerando o contexto de aprendizagem.
Palavras-chave
Psico-oncologia; grupo terapêutico; câncer de mama
Área
Estudo Clínico - Tumores de Mama
Autores
TAINA SANTOS OLIVEIRA, GABRIELA CORREIA ROCHA, Katia Jane Chaves Bernardo