Dados do Trabalho
Título
Características clínico-epidemiológicas dos casos de carcinoma pulmonar metastáticos em sistema nervoso central submetidos a metastasectomia entre 2010 e 2020 em uma instituição do Sul do Brasil.
Introdução
Grande parte das mortes associadas ao câncer de pulmão resultam de metástases. Até 50% dos pacientes com neoplasias pulmonares evoluem com metástase em sistema nervoso central. A ressecção cirúrgica da metástase é uma opção terapêutica em alguns casos.
Objetivo
Avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com carcinoma pulmonar metastático em sistema nervoso central submetidos a metastasectomia no período de 2010 a 2020 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre - RS.
Métodos
Foram analisados prontuários de pacientes do Grupo Hospitalar Conceição com carcinoma pulmonar metastático em sistema nervoso central submetidos a metastasectomia entre de 2010 a 2020. As variáveis avaliadas foram: gênero, idade, classificação histológica, achados neurológicos e imaginológicos. A análise estatística foi realizada no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS v.25®). Os resultados das variáveis qualitativas foram apresentados através de frequências absoluta e relativa e das quantitativas em média e desvio-padrão, quando simétricas e mediana e intervalo interquartílico (IRQ), quando assimétricas. A normalidade foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Para a comparação dos grupos foram aplicados os testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher, t de Student e Mann-Whitney, conforme a natureza e distribuição das variáveis. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética do Hospital Nossa Senhora da Conceição (protocolo CAAE: 51857821.9.0000.5530).
Resultados
Foram avaliados 31 casos. A média de idade encontrada foi 62,6 anos. 41,9% dos pacientes eram do sexo feminino e 58,1% do masculino. Carcinoma não de pequenas células correspondeu a 80,6% dos casos e 19,4% eram de carcinoma de pequenas células. Quanto à lateralidade pulmonar da lesão primária, 64,5% eram do lado direito, sendo os lobos superior (48,3%) e inferior (45,1%) os mais acometidos. A medula espinhal/coluna vertebral (29,0%) foi o sítio de metástase mais frequente, seguida pelo lobo parietal (19,4%), lobo frontal (12,9%) e cerebelo (12,9%). A maioria das lesões (77,4%) eram únicas. Quanto ao estadiamento: 41,9% eram T1, 35,5% eram T2, 12,9% eram T3 e 9,7% eram T4; 54,8% eram Nx, 16,1% eram N1, 19,4% eram N2 e 9,7% eram N3. Dentre os sintomas, os mais frequentes foram dores (35,5%), cefaleia (19,4%), confusão mental (16,1%), perda de força (16,1%), desmaio (12,9%) e problemas de visão (9,7%). Quanto ao desfecho no período do estudo, 45,2% dos pacientes foram a óbito.
Conclusões
Dentre os aspectos avaliados, a faixa etária mais atingida foi a sexta década, com predominância no sexo masculino e a medula espinal/coluna vertebral foi o sítio mais comum de metástase. Carcinoma não de pequenas células foi o padrão histológico frequente. Não houve diferença significativa quanto aos achados clínicos ou epidemiológicos dos pacientes na comparação entre carcinoma de pequenas células e não de pequenas células.
Palavras-chave
Câncer de pulmão; Metástase em sistema nervoso central; Neurocirurgia;
Área
Estudo Clínico - Tumores de Pulmão e Tórax
Autores
JANDERSON DE SA SANTOS, Eduardo Cambruzzi, LAÍS PEREIRA LOPES