Dados do Trabalho


Título

Efeitos da ablação do gene HERC2 associadas ao câncer pulmonar

Introdução

HERC2 participa de importantes processos celulares e alterações nesse gene foram descritas em diferentes tipos de câncer, mas pouco se sabe sobre seus mecanismos no câncer pulmonar.

Objetivo

Avaliar o impacto da ablação do gene HERC2 em linhagens celulares de Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células.

Métodos

A linhagem celular de Carcinoma de Células Escamosas (SK-MES-1, HERC2 WT) foi transfectada por esiRNA para o gene HERC2. A expressão proteica do gene HERC2 foi avaliada por Western Blotting. Após o silenciamento gênico por esiRNA, a linhagem celular foi submetida ao ensaio de invasão (MaxGel), a análise funcional das mitocôndrias (MitoStatus) e após 72 horas de tratamento com cisplatina, as células foram submetidas a análise de viabilidade celular (Cell Titer 96 Aqueous One Solution).

Resultados

Após a transfecção, houve a diminuição da expressão proteica de HERC2. No ensaio de invasão a linhagem celular silenciada apresentou uma média de 814 células, enquanto o controle sem direcionamento apresentou uma média de 702 células. Na análise funcional das mitocôndrias a linhagem celular apresentou uma razão MitoStatus/Hoechst de 76,68% e o controle sem direcionamento apresentou uma razão de 79,35%. A linhagem celular apresentou um IC50 de 42,52 μM e o controle sem direcionamento apresentou um IC50 de 17,38 μM.

Conclusões

Os dados dos estudos funcionas indicam que o HERC2 pode alterar processos importantes na carcinogênese pulmonar.

Palavras-chave

Câncer de pulmão; gene HERC2; estudos funcionais

Financiador do resumo

Hospital de Câncer de Barretos

Área

Estudo Clínico - Tumores de Pulmão e Tórax

Autores

THAYANE DE PAULA SANTANA, Bruna Beatriz Duarte de Souza, Wellington Santos, Rui Manuel Vieira Reis, Renato José da Silva Oliveira, Letícia Ferro Leal