Dados do Trabalho


Título

Angiossarcoma cardíaco: relato de caso

Introdução

Os angiossarcomas cardíacos são tumores malignos, geralmente localizados no átrio direito e acometendo o pericárdio, que apresentam, quase sempre, evolução rápida e fatal. Os meios terapêuticos são a cirurgia, a quimio e a radioterapia, e, em alguns casos, o transplante. Mesmo assim, o diagnóstico ainda é tardio, na maioria dos casos, e a sobrevida é pouco alterada pelos tratamentos propostos, principalmente em função de metástases previamente existentes e não detectadas. Contudo, no caso que iremos ilustrar, não houve metástase.

Objetivo

Esse trabalho tem como objetivo relatar um caso de angiossarcoma cardíaco, que atualmente está aguardando procedimento de cirurgia cardíaca.

Métodos

A metodologia utilizada foi um relato de caso, que ocorreu em janeiro de 2023. Utilizamos dados do prontuário e atendimentos para realizar o relado do caso.

Resultados

Paciente feminina, 38 anos, encaminhada a UTI de Capão da Canoa para investigação de derrame pericárdico. Relata que vem com cansaço, dispnéia progressiva e dores articulares (cotovelo direito e mãos direitas) desde o início de janeiro de 2023. Refere que ainda apresentou parestesia em membros inferiores direitos. Teve ganho ponderal de 10kg devido a edema generalizado, perdendo depois. Procurou atendimento por episódio de síncope em final de março, tendo diagnóstico de choque obstrutivo por derrame pericárdico - drenado em local de origem 1300ml hemático, sem diferencial citológico. Realizou toracocentese a direita e pericardiocentese sem resultados definidos. Exames de imagem mostraram derrame pericárdico volumoso e massa intrapericárdica. AP pericárdio mostrou neoplasia maligna pouco diferenciada de células epitelióides / fusiformes, de padrões arquiteturais sólido e fascicular, de alto índice mitótico. Estudo imunocitoquímico, associado aos achados histopatológicos e aos dados clínicos recebidos, é compatível com angiossarcoma. Paciente aguardando procedimento de cirurgia cardíaca.

Conclusões

Após a confirmação diagnóstica de angiossarcoma cardíaco, é necessário avaliar os tratamentos. Dentre os meios terapêuticos propostos para o angiossarcoma cardíaco, tem-se a cirurgia, quimio e radioterapia e o transplante. Nesse caso, a paciente aguarda cirurgia, por conta de estar clinicamente estável, e, provavelmente, ter um bom prognóstico.

Palavras-chave

Angiossarcoma cardíaco

Área

Estudo Clínico - Sarcomas e Tumores Ósseos

Autores

LIVIA PINTO HOFFMANN, Laura Fernandes Xavier, Isadora Somenzi De Almeida, Eduardo Cambruzzi, Janderson De Sá Santos