Dados do Trabalho
Título
Desenhos em esparadrapos em curativos de feridas neoplásicas em um hospital de cuidados paliativos no Distrito Federal: uma estratégia de humanização.
Introdução
Aproximadamente de 5% a 10% dos pacientes com câncer desenvolvem feridas oncológicas devido ao processo metastático da carcinogênese. As lesões tumorais se caracterizam por serem exsudativas, sangrentas, por possuírem odores desagradáveis capazes de isolar significativamente a pessoa, além de contribuírem para a deformidade do corpo. Devido a presença dessas lesões cutâneas, o paciente está sujeito a lembrança de um prognóstico sem sucesso, afetando assim, seu bem-estar psíquico.
Objetivo
Relatar a realização de desenhos em esparadrapos nos curativos de feridas neoplásicas em um hospital público de cuidados paliativos do Distrito Federal. Trata-se de uma intervenção de enfermagem empregada para criar maior vínculo, além de proporcionar humanização no atendimento paliativo.
Métodos
Diariamente enfermeiros da ala oncológica de um hospital público de cuidados paliativos do Distrito Federal realizam curativos em lesões de pele de origem oncológica de pacientes internados com diversos tipos de câncer. Tal atribuição promove ao paciente além de conforto e controle de infecção, qualidade de vida, reduzindo incômodos e minimizando a lembrança visível da doença que muitas vezes as feridas trazem. Após a realização do procedimento, uma das estratégias implementadas para minimizar sintomas de ordem espiritual e estabelecer vínculos com o paciente e com o cuidador tem sido através da expressão artística "Flork" um meme popular, desenhado pela equipe em esparadrapos que ficarão fixados no curativo do paciente, de modo a identificar a data de realização e o profissional que realizou o procedimento.
Resultados
A estratégia vem sendo implementada há 2 meses nesse hospital em questão e tem sido bem aceita pelos pacientes, cuidadores e até mesmo pela equipe multiprofissional que faz visitas ao paciente e o elogia com o desenho no curativo, fazendo com que a lembrança do aspecto que a ferida tumoral traz amenize. Muitas vezes a equipe transcreve junto aos desenhos "Flork", frases religiosas ou frases de apoio de preferência do cuidador e do paciente, reforçando uma ideia humanizada e de apoio que os cuidados paliativos objetivam. Em um dos momentos de realização de curativo tumoral extenso e doloroso, uma paciente da ala relatou que sentia que valia a pena fazer o procedimento por ganhar um desenho no curativo para sentir-se bonita e a cuidadora animou-se dizendo que há tempos não via a familiar animada para fazer algo desde que entrou em cuidados paliativos.
Conclusões
Intervenções que objetivam melhora da qualidade de vida, vínculo e que promovam um cuidado humanizado na assistência demonstraram-se significativas e fundamentais no cuidado da enfermagem oncológica paliativa.
Palavras-chave
Enfermagem Oncológica; Cuidados Paliativos; Ferimentos e lesões
Área
Enfermagem Oncológica
Autores
DANIELA OLIVEIRA BORGES, TATIANA COSTA PINTO, TAMIRYS FRANCO CUNHA, ELISA DOMINGUES DE OLIVEIRA