Dados do Trabalho
Título
MECANISMO DE AÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM FRUTAS AMAZÔNICAS NA TERAPIA NUTRICIONAL ONCOLÓGICA
Introdução
A busca por alimentos mais saudáveis que auxiliem na terapia nutricional oncológica pode ser associado à melhora na qualidade de vida do paciente. Pesquisas recentes evidenciam a importância dos princípios ativos em frutas denominados como compostos bioativos em sua composição, uma vez que, seu mecanismo de ação pode ser atribuída principalmente à presença de compostos fenólicos que contribuem para a saúde protegendo a estrutura celular contra espécies reativas de oxigênio, através de suas propriedades antioxidantes. Esse mecanismo pode ser observado em algumas formas de câncer através de sua ação anticarcinogênica devido à inibição dos cânceres de cólon, esôfago, pulmão, fígado, mama e pele. Uma vez que protegem moléculas como o DNA, os compostos fenólicos, podem vir a abortar alguns processos carcinogênicos (DE CASTRO, 2015), o que pode contribuir positivamente na terapia nutricional. Nesse sentido, essas espécies amazônicas podem contribuir e ampliar o arsenal terapêutico no tratamento do câncer, através de mecanismos de proteção no desenvolvimento de doenças. O câncer que consiste em uma patologia que ocasiona o crescimento desordenado de células, sendo capazes de invadir tecidos e órgãos adjacentes. Diante da diversidade de compostos bioativos que podem ser utilizados na quimioprevenção, pode-se destacar a antocianinas presentes no açaí, pela sua capacidade de sequestrar e neutralizar radicais livres; a quercetina, presente na castanha-do-Pará, por atuarem na modulação de múltiplas células envolvidas no processo de carcinogênese, entre outros.
Objetivo
Avaliar a influência de frutas regionais amazônicas, como: Euterpe oleracea (açaí), taperebá (Spondias mombin L.), graviola (Annona muricata), castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa), tucumã (Astrocaryum aculeatum), bacuri (Platonia insignis) e guaraná (Paullinia cupana) através da identificação de compostos bioativos e seus mecanismos de ação presentes nestas espécies associadas na terapia nutricional oncológica.
Métodos
Realizou- se uma revisão integrativa, a partir de uma ampla análise documental, tendo como principal fonte de informações artigos científicos. A busca de material ocorreu através das bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) eNational Library of Medicine (PubMed) entre .
Resultados
O mecanismo dos compostos fenólicos na carcinogênese e do crescimento tumoral ocorrer através de ações principais como a modificação do status redox e pela interferência das funções celulares básicas. Além da inibição da via do NF-κB, atenuando a sinalização Wnt e suprimindo a proliferação celular epitelial anormal; indução de apoptose mediada por mitocôndrias, ativação da proteína AMPK e sirtuína 1 (SIRT1) e downregulation de metaloproteinases por inibição da invasão tumoral e metástase.
Conclusões
Dessa forma constatou-se que os compostos bioativos presentes nessas espécies nativas podem auxiliar de forma coadjuvante em novas abordagens alternativas para quimioterapias tradicionais no tratamento oncológico. Os compostos bioativos isolados de espécies amazônicas com ação anticancerígena evidenciaram um grande potencial promissor e oportunidade para futuras investigações em novas estratégias oncológicas.
Palavras-chave
Oncologia, Compostos Bioativos, terapia nutricional
Área
Pesquisa básica / translacional
Autores
LUCIANA CRISTINA MANCIO GOMES DO AMARAL