Dados do Trabalho
Título
MASSA LIVRE DE GORDURA (FFMI) E DE MASSA GORDA (FMI) SE CORRELACIONA COM A INTEGRIDADE CELULAR DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Introdução
O câncer de mama (CM) é a neoplasia maligna mais incidente no mundo e a mais comum em mulheres; representando 11,7% de todos os casos de câncer. A etiologia desta neoplasia é multifatorial, entretanto, os fatores relacionados ao estilo de vida podem modificar a composição corporal, impactando possivelmente no prognóstico clínico e recidiva da doença.
Objetivo
Calcular os índices de massa livre de gordura (FFMI) e de massa gorda (FMI), bem como, avaliar sua relação com o ângulo de fase e integridade celular em mulheres com câncer de mama.
Métodos
Estudo transversal realizado com 297 mulheres com câncer de mama da coorte Hábitos de Saúde de Mulheres com Câncer (Fortaleza- Ceará). Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos, antropométricos e foi realizado o exame de bioimpedância elétrica (BIA) para obtenção dos valores de massa magra (MM) e massa gorda em quilos (kg), e ângulo de fase (AF). Para classificação dos índices de FMI e FFMI utilizou-se a equação: peso em quilos de massa magra e de massa gorda dividido pela altura ao quadrado (kg/m2). O ponto de corte para alto FMI ≥11,8 e para o baixo FFMI ≤15,0. As pacientes também foram classificadas em grupos de acordo com a combinação de seus compartimentos de FMI e FFMI da seguinte forma: FFMI baixo e FMI alto (grupo 1: obesidade sarcopênica), FFMI normal e FMI alto (grupo 2: obesidade), FFMI normal e FMI (grupo 3: normal), e um baixo FFMI e FMI normal (grupo 4: sarcopenia). Para a análise de correlação entre as variáveis de FMI e FFMI e AF utilizou-se o teste de Spearman. Todos os testes estatísticos foram realizados no software SPSS versão 20.0 e nível de significância de 5%.
Resultados
A média dos valores do FFMI foi de 18,5 (DP 2,7) kg/m2, FMI 10,9 (3,5DP) kg/m2 e AF 6,2º (DP 1,1). A maioria das mulheres apresentavam classificação normal (n=166/57,8%), seguida por obesidade (n=94/32,8%), sarcopenia (n=23/8%) e obesidade sarcopênica (n=3/1%). Observou-se que o AF se correlacionou com os valores de FFMI (r = 0186; p < 0,001) e de forma inversa com os valores de FMI (r= -0,118; p=0,04).
Conclusões
Maiores valores de AF correlacionaram-se com maiores valores do FFMI, indicando um melhor prognóstico clínico. A classificação dos índices de FM e FFM pode auxiliar a tomada de decisões mais assertivas.
Palavras-chave
Câncer de mama. Composição corporal. Ângulo de fase
Área
Estudo Clínico - Tumores de Mama
Autores
MARCIO ROCHA SOUSA, INGRID MAGS CARVALHO ALMEIDA, RUTE MATTOS DOURADO ESTEVES JUSTA, SARA MARIA MOREIRA LIMA VERDE, NAGILA RAQUEL TEIXEIRA DAMASCENO