Dados do Trabalho


Título

CONSULTA COMPARTILHADA COMO DISPOSITIVO POTENCIALIZADOR DO CUIDADO INTEGRAL EM UM AMBULATÓRIO DE MASTOLOGIA

Introdução

O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais acomete mulheres no mundo, sendo um dos mais incidentes no Brasil. A suspeita e confirmação diagnóstica afetam diversas dimensões da vida, demandando cuidado integral e multidisciplinar ao paciente. Nesse cenário, a consulta compartilhada, que se constitui como uma tecnologia leve utilizada no processo de trabalho, contribui para a inter-relação entre as áreas de conhecimento e a construção de vínculos entre os profissionais e com o usuário, visando eficiência e resolutividade em saúde.

Objetivo

Descrever o processo de integração ensino-serviço por meio de consulta compartilhada aos pacientes em investigação de processo tumoral e em acompanhamento, após procedimento de mastectomia; compreender o processo saúde-doença em uma perspectiva integral e multidisciplinar, alinhado ao paradigma biopsicossocial.

Métodos

Trata-se de um relato de experiência do estágio específico com ênfase em saúde e integralidade do Curso de Psicologia. As ações foram realizadas entre março e julho de 2023 em um Ambulatório de Mastologia, que se caracteriza como um serviço de média complexidade em uma universidade comunitária do sul do Brasil. O serviço acompanha em média 80 pacientes por mês, incluindo realização de pré-diagnóstico mediante hipótese tumoral ou neoplásica mamária, bem como acompanhamento de procedimentos invasivos decorrentes de alterações benignas da mama e outras queixas como mastalgia e trauma. As atividades são realizadas por meio de consultas compartilhadas, envolvendo profissionais e acadêmicos de Medicina e Psicologia. Em casos de neoplasia é realizado encaminhamento para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. Também são realizadas atividades de psicodiagnóstico interventivo e estudos de casos na clínica multiprofissional, utilizando-se dos pilares da educação em saúde.

Resultados

Dentre as 179 mulheres atendidas pelo Ambulatório de Mastologia no primeiro semestre de 2023, os estagiários de Psicologia acompanharam 73 consultas compartilhadas, dos quais 11 evoluíram para o psicodiagnóstico interventivo e 12 foram encaminhados aos serviços em saúde mental em decorrência de sofrimento psicológico. As pacientes possuíam idade entre 30 e 69 anos. O acolhimento às pacientes possibilitou a identificação de determinantes sociais de saúde, como condição socioeconômica desfavorável, violência doméstica, dores e estresse crônico, ansiedade e depressão. Estes fatores, associados ao medo do diagnóstico de câncer, culminou em processos de sofrimento psicológico de intensidade moderada. Diante desse cenário, foram desenvolvidas ações que englobam atividades de educação em saúde apresentando estratégias de manejo de ansiedade, mudanças de hábitos e estilo de vida a partir da compreensão do quadro atual de saúde, visando a redução de agravos.

Conclusões

A atuação interdisciplinar na modalidade de consulta compartilhada possibilitou uma melhor compreensão das dimensões que compõem o processo de adoecimento, bem como a busca de alternativas conjuntas na tomada de decisão compartilhada diante do cuidado integral à saúde. Também possibilitou a melhora do vínculo entre os membros da equipe, maior resolubilidade das ações desenvolvidas e integração teórico-prática na formação profissional.

Palavras-chave

Decisão compartilhada; psico-oncologia; serviços ambulatoriais de saúde.

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

SUELI TEREZINHA BOBATO, Alisson Santos, Ketlin Cristina Martinenghi