Dados do Trabalho
Título
PACIENTE ONCOLÓGICO E SEU MANEJO NUTRICIONAL
Introdução
O paciente oncológico sofre frequentemente com a desnutrição calórica e proteica em decorrência do curso da patologia, tendo como principais fatores determinantes da desnutrição: redução da ingestão total de alimentos, alterações metabólicas e aumento da demanda calórica pelo tumor para fins de crescimento. A desnutrição promove alterações morfológicas e funcionais, no caso de pacientes oncológicos os efeitos são exacerbados, sendo necessário um plano de assistência nutricional nas diferentes fases da doença e do tratamento em vista do prognóstico, manutenção e prolongamento da qualidade de vida dos pacientes.
Objetivo
Explicitar peculiaridades do manejo nutricional para o paciente oncológico.
Métodos
Levantamento de dados utilizando as bases de dados Scielo, LILACS e repositório do INCA. Utilizando-se os descritores: manejo nutricional, oncologia e nutrição do paciente oncológico obteve-se 9510 resultados. Para a inclusão dos dados encontrados utilizou-se os seguintes critérios: estudos realizados do período de 2010 a 2017, estudos de comparação entre aplicações de protocolos e estudos de novas técnicas para manejo nutricional do paciente oncológico, selecionando-se assim 65 estudos.
Resultados
Os estudos não são consensuais, como diversos protocolos são elaborados, geralmente alguns institutos oncológicos de pesquisa os reúnem e protocolam consensualmente um tipo de manejo para diferentes tipos de casos que serão encontrados no serviço. Os protocolos consensuais são atualizados de 2 em 2 anos. Os pacientes oncológicos necessitam do manejo nutricional pois as principais alterações metabólicas estão diretamente ligadas à esta questão. O metabolismo de carboidratos, ácidos graxos, proteínas, intolerância à glicose e resistência periférica à ação da insulina são alguns fatores que necessitam de atenção especial para evitar que ocorre complicações no desenvolver do quadro clínico.
Conclusões
Algumas das condições clínicas e nutricionais abordadas elucidam o motivo da necessidade do manejo nutricional para o paciente oncológico, pois os aspectos nutricionais podem ser o fator de alteração do prognóstico já que são capazes de alterar desde aspectos metabólicos até mesmo características genéticas. Deve-se levar em consideração que o acompanhamento nutricional durante a terapêutica pode definir como será a recuperação em pós-operatórios, ciclos quimio e radioterápicos e inclusive imunoterapia.
Palavras-chave
Manejo nutricional. nutrição. paciente oncológico.
Área
Outros temas, Relatos de casos ou revisão de literatura
Autores
RAISSA SILVA FROTA, Vitória Pereira Reis, Amanda Oliva Spaziani, Gustavo Henrique da Silva, Rauer Ferreira Franco, Melissa Carla Viriato Mendes