Dados do Trabalho


Título

Efeitos colaterais e complicações imediatas e tardias do tratamento oncológico na cavidade oral: relato de 3 casos clínicos

Introdução

O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço geralmente é seguido por um tratamento que poderá estar associado a uma série de alterações bucais imediatas e tardias, que variam de acordo com a modalidade e intensidade da terapia empregada. As modalidades mais comuns de tratamento do câncer incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia ou uma combinação delas.

Objetivo

Relatar 3 casos clínicos de pacientes que fizeram tratamento oncológico para câncer bucal e apresentaram complicações e efeitos colaterais imediatos e tardios na região de cabeça e pescoço, principalmente na cavidade bucal.

Métodos

Caso 1: paciente do sexo masculino, 50 anos, ex-tabagista, realizou cirurgia, quimioterapia e radioterapia (RT) para tratamento de um carcinoma espinocelular em borda de língua. Durante o tratamento apresentou mucosite e retornou em nosso serviço após 11 anos com queixa de dores de cabeça constantes, provavelmente por uma disfunção temporomandibular, cicatrizes, hipossalivação e trismo. Caso 2: paciente do sexo feminino, 63 anos, tabagista, ex-alcoolista, realizou cirurgia e radioterapia para tratamento de carcinoma espinocelular em rebordo alveolar. Apresentou mucosite, infecção fúngica e radiodermite durante a RT e após o término do tratamento retornou com hipossalivação e dores neuropáticas. Caso 3: paciente do sexo feminino, 58 anos, tabagista, realizou RT para tratamento de carcinoma espinocelular em assoalho bucal, apresentando intensa mucosite, infecção fúngica, dificuldade na deglutição e fonação, radiodermite e no pós-radioterapia, hipossalivação.

Resultados

Foram utilizados protocolos específicos para os efeitos imediatos, tanto na prevenção, no acompanhamento e tratamento, sendo que para cada condição foram administrados medicamentos e condutas diferenciadas, assim como nos casos dos efeitos colaterais permanentes, inclusive lançando mão de envolvimento multiprofissional, quando necessário.

Conclusões

Diante de casos como este é que reforçamos o importante papel da odontologia não só no diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, mas também no atendimento dos pacientes, durante e após o tratamento oncológico para minimizar os efeitos colaterais e assim, melhorando sua qualidade de vida.

Palavras-chave

Câncer bucal; radioterapia; manifestações bucais

Financiador do resumo

Não se aplica

Área

Estudo Clínico - Tumores de Cabeça e Pescoço

Autores

CAROLINA DA SILVA NUNES, Andreia Bufalino, Cláudia Maria Navarro, Camila de Oliveira Barbeiro, Mariana Paravani Palaçon, Héric de Souza Camargo, Elaine Maria Sgavioli Massucato