Dados do Trabalho


Título

O cuidado através do Reiki como Prática Integrativa e Complementar promotora de qualidade de vida e bem-estar: relato de experiência no A.C.Camargo Cancer Center

Introdução

Em 2023, o departamento de Experiência do Paciente da A.C. Camargo Cancer Center iniciou a oferta do Reiki como Prática Integrativa e Complementar aos pacientes oncológicos e seus acompanhantes. O Reiki é uma técnica de imposição de mãos definida no Japão em meados do século XIX. Estudos publicados relatam que a utilização do Reiki no tratamento oncológico poderia estar relacionada com a melhoria da qualidade de vida, além de atuar na promoção de bem-estar e relaxamento nos pacientes.

Objetivo

Relatar a experiência da utilização do Reiki no A.C. Camargo Cancer Center como Prática Integrativa e Complementar.

Métodos

No final de 2022, o departamento de experiência do paciente, promoveu um curso de formação em Reiki direcionado ao cuidado para o paciente oncológico, com a participação de 28 alunos. Após 3 meses de estruturação, o Reiki começou a ser ofertado no dia 3 de abril de 2023, para pacientes ambulatoriais e seus acompanhantes em uma sala de acolhimento localizada dentro de uma das unidades hospitalares do A.C. Camargo Cancer Center. Cada sessão de Reiki, realizada de forma individual, teve a duração aproximada de 20 minutos. Imediatamente após o encerramento, os pacientes e acompanhantes que receberam Reiki foram convidados a responder um breve formulário de avaliação da experiência com esta Prática Integrativa e Complementar que incluiu, entre suas perguntas, uma escala analógica visual (EAV) que teve como objetivo verificar o quanto aquele momento de vivência com o Reiki proporcionou de sensação de bem-estar: pontuações de 0 a 3 indicavam que o Reiki não havia influenciado no bem-estar naquele momento; 3,1 a 8 pontos indicavam uma sensação de bem-estar moderado; 8,1 a 10 pontos indicavam uma sensação de muito bem estar.

Resultados

No período de 3 abril a 3 de agosto foram realizados 1113 atendimentos. As respostas registradas nos formulários de avaliação demonstraram que 100% dos participantes recomendariam o Reiki para outros pacientes e acompanhantes, além de que todos pretendem repetir esta experiência de cuidado em outros momentos. A análise da EAV revelou uma pontuação de 9,78 pontos, indicando que a maioria dos participantes, ao atribuírem notas elevadas ao momento de cuidado com o Reiki, relataram que após a sessão estavam experimentando uma sensação de muito bem-estar. 2,2% dos participantes marcaram pontuações dentro da faixa indicativa de sensação de bem-estar moderado e não houve registro de marcações entre os pontos 0 a 5.

Conclusões

O Reiki enquanto Prática Integrativa e Complementar no A.C. Camargo Cancer Center demonstrou, neste breve período de sua existência de oferta, sucesso na promoção de sensação de bem-estar, que pode se refletir positivamente na qualidade de vida dos pacientes e seus acompanhantes. Os resultados obtidos até o momento estimulam a expansão desta proposta de cuidado na instituição, além da elaboração de projetos de pesquisa de avaliação dos possíveis efeitos fisiológicos e psicológicos do Reiki em pacientes com câncer.

Palavras-chave

Reiki; Qualidade de vida e Bem-estar; Oncologia

Área

Outros temas, Relatos de casos ou revisão de literatura

Autores

RICARDO MONEZI, Cintia Lima Amorim, Evirlene Dourado Santos, Marco Antonio Freitas Jr, Beatriz Kraut Lima, José Claudio Casali Rocha, Ana Lucia Silveira Franco, Antonio Eduardo Antonietto Jr