Dados do Trabalho


Título

Conexões que transformam: promoção do conhecimento a respeito do cuidado e autocuidado em Oncologia através das Práticas Integrativas

Introdução

Em abril de 1953, foi inaugurado no Brasil o A.C.Camargo Cancer Center, que atualmente ocupa um lugar de destaque no ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar do Cancer. Desde 2019 o departamento de Experiência do Paciente realiza a chamada “Semana de Experiência do Paciente”, que tem como público-alvo todos os profissionais da Instituição; dentro desta semana são trabalhados temas com o objetivo de sensibilizar e desenvolver habilidade e competências que impactam a percepção do paciente. De 3 a 7 de outubro de 2022 foi realizada a “IV Semana de Experiência do Paciente”, com o título “Conexões que transformam”, onde as Práticas Integrativas foram as grandes protagonistas desse espaço de vivência, educação e conscientização.

Objetivo

Apresentar como foi desenvolvida a IV Semana de Experiência do Paciente, seus impactos sobre as atividades dos colaboradores e da instituição frente a temática proposta.

Métodos

O departamento de Experiência do Paciente organizou, dentro da instituição, espaços de cuidados direcionados aos seus profissionais com workshops, vivências, palestras e a oferta das seguintes Práticas Integrativas: Aromaterapia, Arteterapia, Dança Terapêutica, Massoterapia, Reiki, Tai Chi Chuan e Yoga. Todas as atividades foram ofertadas aos profissionais sem nenhum custo, dentro dos períodos matutino e vespertino. Após a participação nas atividades, os profissionais da instituição foram convidados a responder uma avaliação de satisfação relativa ao evento, através de metodologia qualitativa e, também, quantitativa utilizando-se do método Net Promoter Score (NPS).

Resultados

A IV Semana de Experiência do Paciente foi considerada pela gestão do departamento e pela diretoria da instituição como um evento de grande sucesso e com repercussões positivas: foram registradas mais de 2000 participações, onde vários profissionais, ao experimentar de forma ativa as Práticas Integrativas e Complementares oferecidas, se sensibilizaram em relação à suas utilizações como possibilidades de cuidados à serem integradas aos tratamentos médicos convencionais, além da compreensão de que também poderiam ser utilizadas como estratégias de autocuidado. Na avaliação qualitativa, foram registrados muitos relatos de profissionais que comentaram suas experiências pessoais em seus departamentos, despertando o interesse de outros, que posteriormente procuraram as Práticas Integrativas e Complementares que estavam ocorrendo dentro daquele espaço. A avaliação quantitativa sobre a satisfação geral com o evento, através do NPS, registrou 91 pontos (zona de excelência), não sendo verificados detratores.

Conclusões

O evento conseguiu impulsionar o entendimento e as possibilidades de implantação das Práticas Integrativas em Oncologia na instituição, especialmente no campo assistencial. Essa atividade contribuiu para que pudessem ocorrer, no final de 2022, ações no campo da educação e formação em Práticas Integrativas no cuidado ao Cancer, como o primeiro curso de formação em Reiki para a Oncologia e o curso de extensão “Práticas Integrativas e Complementares em Oncologia”. Diante dos relatos positivos dos participantes, é possível afirmar que as diferentes Práticas Integrativas auxiliaram, de maneira real, o estabelecimento de conexões que transformaram a vida dos profissionais da instituição.

Palavras-chave

Cuidado e Autocuidado; Práticas Integrativas e Complementares; Cancer Center

Área

Qualidade de vida e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS)

Autores

RICARDO MONEZI, Cintia Lima Amorim, Evirlene Dourado Santos, José Claudio Casali Rocha, Ana Lúcia Silveira Franco, Antonio Eduardo Antonietto Jr