Dados do Trabalho
Título
Carcinoma verrucoso em paciente com comprometimento sistêmico
Introdução
O carcinoma verrucoso oral (CVO) é uma variante pouco comum do câncer de boca, representando uma pequena proporção de todos os casos. O CVO geralmente apresenta taxa de crescimento lenta, invasão local e baixa tendência à metástase. No entanto, essas características dependem muito do tamanho do tumor e do tempo de diagnóstico. Sua etiologia não é bem compreendida, mas alguns hábitos como tabagismo, consumo de álcool, mascar noz de areca e infecções virais oportunistas podem ser considerados. Em pacientes com comprometimento sistêmico, o diagnóstico e manejo clínico do CVO podem ser complicados pela interação entre as condições médicas e o câncer.
Objetivo
O presente relato de caso tem como objetivo, descrever um caso de carcinoma verrucoso em uma paciente sistemicamente comprometida.
Métodos
Paciente do sexo feminino, 60 anos de idade, foi encaminhada por um cirurgião dentista de uma Unidade Básica de Saúde com queixa de “ardência bucal”. Durante a anamnese, em sua história médica apresentava diabetes descompensado, hipertensão arterial, fibromialgia, gastrite e insônia, fazendo uso de vários medicamentos, incluindo a insulina e medicamento psiquiátrico. Além disso, a paciente relatou ser tabagista há 55 anos. Ao exame clínico extraoral não foi observada nenhuma alteração. Ao exame clínico foram observadas múltiplas placas brancas não raspáveis, de contornos irregulares, com superfície rugosa e áreas eritematosas entremeadas em algumas regiões, principalmente e mais extensa em mucosa jugal do lado esquerdo, também em rebordo alveolar, fundo de sulco e língua. Como conduta, optou-se pela biópsia incisional em mucosa jugal do lado esquerdo. Antes da biópsia, a paciente foi encaminhada ao médico para adequação de medicação devido às comorbidades da paciente e a mesma foi liberada em 15 dias para realização do procedimento.
Resultados
A análise microscópica do fragmento da biópsia revelou hiperqueratose e acantose, porém, devido a lesão apresentar um crescimento significativo com alteração em seu aspecto clínico, optou-se por realizar uma nova biópsia incisional, a fim de confirmar o diagnóstico, visto que o primeiro laudo não estava compatível clinicamente com a lesão. Diante dos novos achados microscópicos, o diagnóstico final foi de carcinoma verrucoso. Assim, a paciente foi encaminhada ao oncologista que estabeleceu o tratamento radioterápico para posterior cirurgia de lesão residual. Após aproximadamente 3 anos de acompanhamento, a paciente veio a óbito devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Conclusões
Este relato de caso mostra a importância da abordagem multidisciplinar em pacientes sistemicamente comprometidos diagnosticados com carcinoma. A coordenação entre diferentes especialidades médicas é fundamental para garantir que o paciente esteja em condições ideais para procedimentos diagnósticos e tratamentos subsequentes.
Palavras-chave
Carcinoma Verrucoso
Radioterapia
Diabetes Mellitus
Área
Estudo Clínico - Tumores de Cabeça e Pescoço
Autores
HERIC DE SOUZA CAMARGO, CAMILA DE OLIVEIRA BARBEIRO, MARIANA PARAVANI PALAÇON, ANDREIA BUFALINO, ELAINE MARIA SGAVIOLI MASSUCATO, CLAUDIA MARIA NAVARRO