Dados do Trabalho
Título
A educação sobre oncologia na graduação de enfermagem: panorama e perspectivas
Introdução
A oncologia se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer, uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A cada ano, milhões de novos casos são diagnosticados, onde vários fatores de risco estão associados ao seu desenvolvimento, como o tabagismo, dieta inadequada, exposição a carcinogênicos e história familiar. Por se tratar de uma doença que afeta a multidimensionalidade do ser humano, em suas esferas biológicas, psicológicas e sociais, o cuidado oncológico demanda uma equipe multiprofissional, onde o papel da enfermagem é essencial.
Objetivo
Apresentar o panorama e discutir as perspectivas sobre a importância da educação em oncologia na graduação em enfermagem.
Métodos
Revisão de literatura, a partir das bases de dados digitais Pubmed, Scielo e Lilacs, a partir dos seguintes descritores: “educação”; “oncologia”; “enfermagem”; foram consultados artigos publicados em português e inglês, no período de 2019 a 2023.
Resultados
A busca nas bases de dados, com os descritores e critérios utilizados, revelou uma vasta quantidade de publicações: somente a PUBMED demonstrou a existência de mais de 4 mil artigos sobre o tema. Uma visão panorâmica revelou que o ensino de Oncologia na graduação em enfermagem é feito de forma isolada, pontual e nem sempre está presente na grade curricular, levando a reflexão sobre a necessidade de que se desenvolvam como perspectivas: o aprimoramento das estruturas dos cursos de enfermagem com a adoção de disciplina específica de enfermagem oncológica, lecionada por docentes especializados, que abordem aspectos sobre prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e o seguimento dos pacientes; é necessário um modelo educacional que priorize além do lado técnico e prático, o lado social, psicológico e ético, além do desenvolvimento de competências emocionais para que o profissional tenha estrutura psicológica para conseguir manter uma boa convivência com a equipe e apoiar o paciente e sua família em relação a doença.
Conclusões
Visto que a oncologia é um tema de alta complexidade, é fundamental que o futuro profissional de enfermagem já tenha, desde a graduação, matérias próprias que abordem o tema, trazendo para dentro da sala de aula a realidade do cuidado ao paciente com câncer. Além do ensino técnico-assistencial, é fundamental o desenvolvimento de habilidades e competências humanísticas durante sua formação, visando o cuidado integral e de máxima eficiência.
Palavras-chave
Educação; Oncologia; Enfermagem
Área
Enfermagem Oncológica
Autores
RICARDO MONEZI, Beatriz Cabral, Gabriela Caliani, Gustavo Issa