Dados do Trabalho


Título

LIGA ACADÊMICA DE PSICO-ONCOLOGIA COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

As ligas acadêmicas voltadas à Psico-Oncologia surgiram a partir da articulação de áreas afins da saúde, como a medicina e psicologia em uma perspectiva multidisciplinar, potencializando o aprendizado teórico-prático. Constituem-se como estratégia complementar da formação acadêmico-profissional, tendo como base a articulação da tríade ensino-pesquisa-extensão, de forma a prestar atendimentos a pacientes com câncer, seus familiares e profissionais da saúde.

Objetivo

Descrever o processo de criação, funcionamento e organização das atividades extracurriculares desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Psico-Oncologia em uma universidade comunitária do sul do Brasil; fomentar estratégias complementares na formação acadêmico-profissional dos estudantes de psicologia; desenvolver as competências técnico-científicas voltadas ao cuidado multidisciplinar do paciente oncológico.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da influência da liga acadêmica no processo de formação e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo de estudantes de psicologia por meio de uma Liga Acadêmica de Psico-Oncologia - LAPO. A Liga foi criada em abril de 2022 em uma universidade comunitária do sul do Brasil, cuja gestão é realizada por cinco acadêmicos de psicologia e duas professoras orientadoras que possuem experiência prática e acadêmica na área. Em 2022 contava com 62 membros, acadêmicos de psicologia do primeiro ao décimo período da graduação e psicólogos formados. Em seu primeiro ano de funcionamento, a LAPO concentrou-se no processo de contextualização e capacitação dos acadêmicos acerca da oncologia e sua relação com a psicologia. Em 2023 houve o ingresso de mais 17 acadêmicos, totalizando 78 acadêmicos. As aulas são realizadas quinzenalmente na modalidade remota, tendo como ministrantes especialistas de diferentes regiões do Brasil. Também são realizadas atividades práticas como visitas técnicas e workshops, bem como leituras complementares.

Resultados

Os encontros foram desenvolvidos por psicólogos, médico patologista e enfermeiros que abordaram os seguintes temas: Aspectos psicossociais do câncer; Patologia e neoplasia: seus conceitos básicos; Promoção de saúde e prevenção do câncer; O câncer não afeta só a pessoa: o cuidado de quem cuida; O impacto do diagnóstico de câncer na autoestima: corpo e mutilações; Protocolos de avaliação de pacientes oncológicos; Itinerários terapêuticos; O sono e sua relação com o paciente oncológico. Também foram realizados dois workshops presenciais com psicólogos, um envolvendo a arteterapia no cuidado ao paciente oncológico; e outro acerca do processo de comunicação de más noticiais, mediante contextualização, apresentação de protocolos e simulação de comunicação, intercalando teoria e prática. Houve ainda a realização de visita técnica em um hospital infantil especializado em Psico-Oncologia. A escolha das temáticas e atividades desenvolvidas ocorreram mediante discussão com as orientadoras, buscando um crescimento progressivo dos conhecimentos.

Conclusões

A experiência na liga acadêmica tem propiciado momentos de discussão e articulação com a matriz curricular, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de competências técnico-científicas voltadas à Psico-Oncologia.

Palavras-chave

Psico-Oncologia; Formação Acadêmica; Educação em Saúde.

Área

Educação

Autores

SUELI TEREZINHA BOBATO, Alisson dos Santos, Ketlin Cristina Martinenghi