Dados do Trabalho
Título
Arteterapia on-line: acolhimento a pacientes oncológicos na pandemia de COVID-19
Introdução
A pandemia do Covid-19 impactou o modo de viver, trazendo grandes desafios no tratamento oncológico. O presente trabalho apresenta o projeto “Dentro de nós”, realizado com pacientes do A.C Camargo Cancer Center, a partir da prática da Arteterapia online, demonstrando as contribuições que essa modalidade de terapia complementar, reconhecida através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, oferece enquanto ferramenta de cuidado e promoção de saúde ao paciente oncológico.
Objetivo
Relatar a utilização e os resultados de intervenções on-line de arteterapia, oferecidas pelo A.C. Camargo Cancer Center à pacientes oncológicos, familiares e cuidadores, durante a pandemia de COVID-19, para encorajar a continuidade do tratamento e bem-estar para promoção da saúde.
Métodos
A Arteterapia online aconteceu entre 2021 e 2023 atendendo 40 pessoas. Através de vídeo-chamadas previamente agendadas, foram realizados 6 ciclos, contendo 4 encontros terapêuticos, com duração de 2 horas, entre pacientes oncológicos, familiares e cuidadores, com arteterapeutas com experiência no campo da oncologia. O método teve abordagem fenomenológica para captar o fenômeno que emergisse no ato da sessão de cuidado. As vivências foram guiadas para oferecer aos participantes uma possibilidade de convivência em grupo para socialização e reflexão, em meio aos desafios da pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos, como o isolamento físico e o distanciamento social. As sessões foram baseadas em experimentações literárias, sensoriais, sonoras e plásticas abrangendo: música, leitura de poesias e representação de textos. Os materiais necessários para cada encontro foram fornecidos pela instituição.
Resultados
A partir das observações das arteterapeutas e da narrativa dos participantes foi possível verificar o processo individual de cada participante. Após darem voz ao que emergia, era oferecido o acolhimento com incentivo a reflexão do que veio à tona, como dificuldades, lembranças e sentimentos. O estímulo criativo foi facilitador do processo de elevação da autoestima, promovendo melhora da qualidade de vida dos pacientes e suas respostas aos tratamentos clínicos; ofereceu momentos de trocas positivas, de incentivo e coragem, além de contribuir para a diminuição dos níveis de ansiedade e medo, contribuindo para a construção de novos caminhos e possibilidades. Como relatos de pacientes que evidenciaram os resultados positivos da intervenção, destacam-se: “Arteterapia online tem me fortalecido e me tirado da fragilidade física, mental e emocional”; “É muito bom colocarmos o que está dentro para fora”; “Não devemos focar na doença e sim na fé, integridade e no que tem de bom dentro de nós”.
Conclusões
Os encontros promoveram expressão individual por meio da imaginação e criatividade, e a reflexões abrindo caminhos para mudanças de atitude. O formato on-line, não foi um empecilho para o trabalho em grupo, e sim uma oportunidade de socialização e troca de experiências. Durante as vivências os envolvidos apresentaram relatos positivos do início ao fim. A arteterapia on-line trouxe benefícios na melhora da ansiedade, stress e autoestima contribuindo para uma melhor qualidade de vida
Palavras-chave
Arteterapia, Cancer, Terapias Complementares, Cancer Center, Experiência do Paciente.
Área
Outros temas, Relatos de casos ou revisão de literatura
Autores
TATIANA DA SILVA DUARTE DE OLIVEIRA, Renata Frizzera Sudré, Ricardo Monezi