Dados do Trabalho


Título

Análise do secretoma de linhagens tumorais provenientes de carcinoma espinocelular

Introdução

O carcinoma espinocelular (CEC) é o segundo tipo mais comum de câncer de pele não melanoma em todo o mundo. Embora seja relativamente fácil detectar o tumor em ambientes clínicos, um número significativo de pacientes com CEC é diagnosticado em estágios avançados com invasão local e metástases. Deste modo, tornam-se necessários estudos que busquem a identificação de novos biomarcadores para o diagnóstico precoce. A identificação destes biomarcadores pode ser alcançada através de diferentes estratégias, como por exemplo, a análise do secretoma de células neoplásicas.

Objetivo

O presente estudo teve o objetivo de identificar proteínas secretadas por duas linhagens de células tumorais derivadas de carcinoma espinocelular, SCC25 e Detroit 562.

Métodos

A técnica de western blot foi empregada para a detecção das proteínas de interesse no sobrenadante da cultura de células de linhagem tumoral (Detroit 562 e SCC25). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (Número de Protocolo CAAE 88330318.9.0000.5417).

Resultados

A identificação de proteínas secretadas no sobrenadante da cultura de células tumorais, indicou um conjunto de proteínas diferencialmente expressas pelas duas linhagens de células tumorais de carcinoma espinocelular incluídas neste estudo; detectamos alterações significativas em 55 proteínas (p<0,05). Entre as proteínas que sofreram alterações, identificamos 21 proteínas com expressão reduzida e 34 proteínas com expressão aumentada em linhagem celular proveniente de tumor metastático (Detroit 562). As proteínas foram classificadas de acordo com a função biológica e incluíram "transição epitelial-mesenquimal (TEM)", "fatores de crescimento", "metabolismo e homeostasia", "citocinas e quimiocinas", bem como "proteólise e degradação celular".

Conclusões

A identificação destas alterações na secreção de proteínas por células de linhagem tumoral fornece insights importantes sobre os processos moleculares subjacentes à progressão do CEC, destacando possíveis alvos para futuras intervenções terapêuticas.

Palavras-chave

Carcinoma espinocelular, Western blot, metástase

Financiador do resumo


FAPESP (2018/10529-2), CNPq, CAPES

Área

Pesquisa básica / translacional

Autores

JAQUELINE CRISTINA SIMOES, Renan Lemos da Silva, Luiza Maria Fernandes, Graziela Perri, Karen Angélica Cavassani, Ana Paula Campanelli