Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos fatores prognósticos e terapêuticos do Carcinoma Mucoepidermóide de glândulas salivares

Introdução

O Carcinoma Mucoepidermóide é o subtipo histológico mais comum das neoplasias malignas de glândula salivar. Clinicamente se apresenta como uma massa firme, consistente, persistente e não sensível à palpação. A terapêutica baseia-se principalmente na ressecção cirúrgica, que pode estar acompanhada da Radioterapia ou Quimioterapia adjuvante a depender de fatores prognósticos como grau histológico, margens e linfonodos comprometidos.

Objetivo

O presente estudo visa avaliar o impacto dos fatores prognósticos e terapêuticos nos pacientes diagnosticados com Carcinoma Mucoepidermóide de glândula salivar atendidos no A.C. Camargo Cancer Center entre 01/2006 e 12/2019

Métodos

A partir de uma análise observacional, descritiva e retrospectiva dos dados demográficos dos pacientes, critérios morfológicos e histopatológicos do tumor, da terapêutica realizada provenientes dos prontuários eletrônicos dos pacientes foram conformados 3 subgrupos: a) pacientes que realizaram somente ressecção cirúrgica; b) pacientes que realizaram cirurgia e radioterapia adjuvante e; c) pacientes que realizaram cirurgia, radioterapia e quimioterapia adjuvantes. Foi realizada a descritiva das características demográficas e clínicas dos pacientes, assim como dos critérios histológicos e morfológicos tumorais, e da terapêutica realizada com ênfase n o impacto na SG e SLD.

Resultados

Após a aprovação do CEP (3140-21), foram coletados os dados dos prontuários eletrônicos de 83 pacientes com diagnóstico de Carcinoma Mucoepidermóide. Averiguou-se que 47 (56,6%) pertenciam ao gênero feminino e 36 (43,4%) ao masculino. Quanto aos locais do tumor primário, observou-se que 37 (44,6%) pacientes apresentaram em glândula salivar maior e 46 (55,4%) nas glândulas salivares menores. Acerca do subtipo histológico, ressalta-se que 50 (60,2%) apresentou CME de baixo grau e, em relação ao tratamento, 42 (50,6%) pertenceram ao grupo A, 40 (48,2%) ao B e 1 (1,2) ao C, como descrito na metodologia. Houve associação significativa entre a recorrência das doenças e margens comprometidas, assim como entre o evento do óbito e acometimento linfonodal, tumor >= 4cm e etilismo. Quando analisadas associadamente, as variáveis ‘tamanho do tumor>=4cm’ e o ‘acometimento linfonodal’ se destacaram ainda mais como fatores prognósticos.

Conclusões

Não houve associação significativa entre tratamento e recorrência dentro da amostra estudada, entretanto, a margem cirúrgica foi identificada como um fator independente de risco e aparecimento de recorrência. Dessa forma, serão necessários estudos longitudinais tais como ensaios clínicos randomizados para validação dos resultados que inclua uma maior coorte de pacientes para análise mais profunda.

Palavras-chave

Carcinoma Mucoepidermóide; Neoplasias das Glândulas Salivares; Radioterapia Adjuvante.

Financiador do resumo

O presente estudo é financiado pelo programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) – nº 132381/2022-2.

Área

Estudo Clínico - Tumores de Cabeça e Pescoço

Autores

HELENA RUBINI NOGUEIRA, Wilber Edison Bernaola-Paredes, Eloah Pascuotte Filippetti, Mateus Paes Teixeira, José Guilherme Vartanian, Clovis Antonio Lopes Pinto, Antônio Cássio Assis Pellizzon