Dados do Trabalho


Título

ÓBITOS POR MIELOMA MÚLTIPLO E NEOPLASIAS MALIGNAS DE PLASMÓCITOS NO BRASIL NO PERÍODO DOS ANOS DE 2014 A 2018

Introdução

O mieloma múltiplo (MM) é uma doença com origem na medula óssea, que geralmente acomete pessoas acima dos 70 anos, sendo que no Brasil a maioria acometida é do sexo masculino. O diagnóstico tende a ser demorado pois os primeiros sintomas fazem o paciente procurar diferentes especialidades como clínicos gerais e ortopedistas, levando cerca de 6 meses para serem encaminhados para o hematologista ou oncologista e cerca de 1 ano para iniciarem o tratamento. Em pesquisa realizada pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) obteve-se que 84% dos portadores de mieloma múltiplo realizam acompanhamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Objetivo

Levantar dados relativos à mortalidade por mieloma múltiplo e neoplasias malignas de plasmócitos no Brasil entre os anos de 2014 e 2018, segundo as variáveis de ano e faixa etária.

Métodos

Este estudo realizou levantamento epidemiológico evidenciando a quantidade de óbitos por MM e neoplasias malignas de plasmócitos (NMP) no período compreendido entre os anos de 2014 a 2018. Realizou-se levantamento de dados dos óbitos confirmados por MM e NMP no Brasil, registrados no DATASUS, de 2014 a 2018. Processamento e análise de dados realizados com os programas: EpiInfoTM, TabWin e TabNet.

Resultados

No Brasil, no período referido, foram registrados 15484 óbitos por MM e NMP. O ano de 2018 apresentou maior índice de mortalidade, tendo 3493 óbitos, com maior incidência na faixa etária dos 60 aos 69 anos, fato que se repetiu nos anos de 2014, 2016 e 2017. A distribuição pela faixa etária apresentou menor incidência entre 1 e 29 anos, com pico em 2016 totalizando 9 mortes. Notou-se aumento na expectativa de vida dos acometidos, tendo óbitos na faixa etária de 80 anos ou acima.

Conclusões

A epidemiologia permite analisar o impacto das doenças na população, traçar estratégias de políticas públicas e estudar o impacto das terapêuticas, permitindo esboçar o caminho para o controle da doença.

Palavras-chave

Mieloma múltiplo; neoplasias malignas de plasmócitos; epidemiologia

Área

Estudo Clínico - Tumores Onco-Hematológicos

Autores

RAISSA SILVA FROTA, Vitória Pereira Reis, Amanda Oliva Spaziani, Gustavo Henrique da Silva, João Carlos Bizinotto Leal de Lima, Rauer Ferreira Franco