Dados do Trabalho


Título

O efeito da dieta na modulação da microbiota intestinal para prevenção do câncer colorretal: uma revisão integrativa

Introdução

No Brasil, o câncer colorretal (CRC) é o terceiro com maior incidência na população. A dieta é fator-chave para seu desenvolvimento. Manter a microbiota intestinal equilibrada é crucial, influenciando a imunidade e fatores microbiológicos e bioquímicos do indivíduo. Os alimentos prebióticos e probióticos são parceiros nesse processo, por auxiliar na proteção de patogêneses.

Objetivo

Analisar o efeito da dieta na modulação da microbiota intestinal para prevenção do câncer colorretal, por meio de uma revisão integrativa de literatura.

Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que visa responder a seguinte pergunta de pesquisa: “Qual o efeito da dieta na modulação da microbiota intestinal para prevenção do câncer colorretal?”. Para a busca de artigos científicos, foram utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Empregou-se as palavras-chave em inglês de acordo com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH): “Diet”, “Gastrointestinal microbiome”, “Gut microbiome” e “Colorectal neoplasms”. Na pesquisa, foram adicionados os operadores booleanos AND e OR. A seleção dos estudos foi conduzida por dois pesquisadores de maneira individual e independente. Foram submetidos à análise, os títulos e resumos dos artigos, seguindo os critérios de inclusão definidos para esta revisão. Esses critérios abrangiam trabalhos disponibilizados nos últimos cinco anos, que respondiam à pergunta de pesquisa e que empregavam ensaios clínicos randomizados (ECR) como desenho metodológico.

Resultados

Primeiramente, localizaram-se 20 publicações onde foram excluídos 7 estudos por estarem em duplicidade, 3 por se tratarem de estudos com sobreviventes do câncer, 2 publicações que não obtiveram resultados e 6 artigos por não responderem à pergunta do estudo. Por fim, foram incluídos na pesquisa 2 estudos que atenderam a todos os critérios de inclusão.
Um estudo com 20 homens saudáveis substituiu a dieta de carne por micoproteína à base de Fusarium. Resultados indicaram benefícios, como o crescimento de bactérias intestinais benéficas, redução de genotoxicidade e diminuição da excreção fecal de compostos nitrosos, ao contrário da ingestão de carne vermelha. Outra pesquisa, objetivou examinar a viabilidade de implementar, a longo prazo, o consumo de farelo de arroz em 40 adultos chineses que apresentavam risco de desenvolvimento de câncer colorretal. Após 24 semanas de análise, a microbiota mostrou aumento de bactérias benéficas, incluindo Firmicutes, Lactobacillus e Prevotella.

Conclusões

Intervenções dietéticas auxiliam na prevenção de câncer colorretal, incluindo o consumo de farelo de arroz e de micoproteína à base de Fusarium. Ressalta-se a necessidade de pesquisas adicionais, incluindo ECR, para uma análise mais precisa dos impactos da dieta na modulação da microbiota intestinal em relação à prevenção do câncer colorretal.

Palavras-chave

Dieta, microbiota gastrointestinal, câncer colorretal.

Área

Estudo Clínico - Tumores Colorretais

Autores

ANNA JULIA LIMA BOA SORTE SAGGIN, SARA DE SOUZA