Dados do Trabalho
Título
Plasma rico em fibrina leucocitária para o tratamento de Osteonecrose Mandibular associada ao uso de Bisfosfonatos. Relato de caso
Introdução
Os bisfosfonatos atuam em um grupo de medicamentos para o tratamento de doenças metabólicas e oncológicas que envolvem o sistema ósseo pela sua inibição da reabsorção óssea mediada pelos osteoclastos. Como um dos efeitos colaterais do uso sistêmico dessa medicação podemos evidenciam a osteonecrose dos maxilares relacionada a esta medicação denominada como BRONJ. Tratamentos conservadores são recomendados, mas os resultados da literatura são controversos e nem sempre efetivos. Por isso, novas como suporte com oxigênio hiperbárico, laser de baixa intensidade (LBI) e o uso do plasma rico em fibrina (PRF), têm sido utilizadas para favorecer o reparo ósseo.
Objetivo
O objetivo desse estudo foi relatar a conduta clínica perante um caso de osteonecrose dos maxilares associada a medicações em região anterior de mandíbula com aplicação de PRF.
Métodos
Os autores propõem relatar um caso clínico de um paciente do gênero masculino, de 81 anos de idade, leucoderma, que fazia uso de Zometa®, por via intravenosa, por 4 anos, diagnosticado com uma neoplasia maligna em protata com metástase óssea, sendo encaminhado para avaliação de área necrótica em mandíbula. Paciente relatou realização de protocolo inferior há 7 anos, que precisou ser removido devido a exposição de osso necrótico e dor, e infecção restando apenas 2 implantes, que posteriormente também começaram a apresentar sintomatologia dolorosa, com exposição do implante na região do dente 33, sendo instituído antibioticoterapia, com posterior curetagem da região e ozonioterapia para controle de infeção e exposição óssea. Devido ao insucesso do tratamento inicial, foi realizada uma nova intervenção cirúrgica, sob anestesia geral, para ressecção marginal da região necrótica e reconstrução com PRF. O paciente encontra-se em bom estado geral sem sinais e sintomas inflamatórios/infecção.
Resultados
O paciente encontra-se em bom estado geral sem sinais e sintomas inflamatórios/infecção.
Conclusões
Pode-se concluir que o uso de PRF como tratamento da osteonecrose mandibular estimula o reparo ósseo e acelera a cicatrização dos tecidos moles, sendo uma alternativa eficaz de tratamento.
Palavras-chave
Osteonecrose, bisfosfonatos, fibrina rica em plaquetas.
Financiador do resumo
Não
Área
Estudo Clínico - Tumores de Cabeça e Pescoço
Autores
AUDREY FOSTER LEFORT ROCHA, Lilian Caldas Quirino, Elaine Maria Sgavioli Massucato, Deborah Laurindo Pereira Santos, Valfrido Antônio Pereira Filho