Dados do Trabalho
Título
Perfil Clínico-Patológico do Câncer Gástrico em Pacientes Assistidos em um Hospital de Referência no Agreste Pernambucano
Introdução
O câncer gástrico, com exceção dos tumores de pele não melanoma, é o terceiro mais frequente em homens e o sexto mais frequente em mulheres na região Nordeste. A patogênese do câncer gástrico é multifatorial, onde fatores ambientais e genéticos podem ter influência em sua ocorrência e desenvolvimento. Quanto a sua classificação histológica, cerca de 95% se classificam como adenocarcinoma.
Objetivo
Identificar as características clínico patológica do câncer gástrico em pacientes acompanhados em hospital de referência no agreste pernambucano.
Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e transversal. A amostra se deu por conveniência, incluindo pacientes que realizaram exame histopatológico do estômago no período de maio de 2021 e maio de 2023, de ambos gêneros e faixas etárias. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob número: 5.916.822. Foi empregado análise percentual utilizando Microsoft Office Excel for Windows.
Resultados
Foram avaliados resultados de 326 exames anatomopatológicos gástricos, desses 77 (24%) apresentaram câncer de estômago. O gênero com maior incidência foi o masculino com 58 (75%). As faixas-etárias com maior frequência de câncer foram: 61-70 anos 21 (27%) e 71-80 anos 23 (30%). As regiões anatômicas mais atingidas foram o antro 29 (38%) e o corpo 25 (32%). O tipo histológico mais evidente foi adenocarcinoma, em 71 (92%) casos, seguido de linfoma com 04 (5%). Segundo a classificação de Lauren o tipo intestinal 33 (47%) e difuso 26 (37%) foram os mais evidentes. Um total de 48 (68%) se mostrava pouco diferenciado.
Conclusões
Os dados encontrados no presente estudo, demonstram que o câncer gástrico, apresenta maior acometimento no sexo masculino, com predomínio nas últimas décadas da vida, tendo o antro como principal região anatômica e adenocarcinoma do tipo intestinal como padrão histológico predominante. Nesse sentido, o conhecimento do cenário atual dessa neoplasia, poderá contribuir para o planejamento de políticas públicas de saúde, voltadas para o controle do câncer gástrico na população.
Palavras-chave
Câncer gástrico; Perfil de saúde; Patologia
Área
Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto
Autores
ADRYA LUCIA PERES BEZERRA, Priscila Magna do Nascimento Silva, Heitor Ian Bezerra de Medeiros