Dados do Trabalho


Título

AÇÃO EDUCATIVA SOBRE CÂNCER DE OVÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O câncer de ovário é uma doença silenciosa, com incidência de 340 casos novos a cada 100 mil habitantes na Região Norte, sendo 150 destes no Estado do Pará (3,29) (Inca, 2022). Nesse cenário, destaca-se o profissional enfermeiro enquanto educador, realizando ação de promoção de saúde fundamentais no alerta aos sinais sugestivos de câncer de ovário (Rodrigues, 2021).

Objetivo

Relatar a experiência de residentes de enfermagem oncológica em atividade de educação em saúde sobre a prevenção do câncer de ovário.

Métodos

Estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência sobre ação de educação em saúde feita por residentes de enfermagem oncológica, do Programa de Residência Uniprofissional em Atenção ao Câncer, realizada no setor de ginecologia oncológica, em um Hospital Estadual Oncológico, localizado em Belém do Pará, referência em tratamento de câncer adulto na região norte e nordeste. A princípio, foi realizado diagnóstico situacional, identificando a importância de orientar pacientes sobre os estigmas da doença; prevenção, devido histórico familiar, modalidades terapêuticas e possíveis repercussões. A ação foi realizada no mês de abril de 2023, para as mulheres internadas e seus acompanhantes, no espaço físico da clínica. Inicialmente, foi exposto sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino; posteriormente feita explicação sobre o câncer de ovário, com auxílio do banner e folder confeccionados com informações sobre prevenção, epidemiologia, fatores de risco, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento e, por fim, discussão sobre dúvidas/compartilhamento de experiências, possibilitando escuta qualificada, acolhimento, comunicação afetiva, utilizando método participativo no processo de ensino-aprendizagem.

Resultados

Foi percebido maior conhecimento e empoderamento sobre o câncer por parte das mulheres, amenizando dúvidas sobre as informações discutidas, principalmente, os efeitos adversos da terapêutica, que causam inseguranças em relação a dor, dispareunia e distúrbios da sexualidade, sangramentos vaginais e possibilidade de alopecia com a quimioterapia. Além disso, discutiu-se sobre importância da prevenção primária, com hábitos saudáveis, sobretudo, uma alimentação adequada, visto que, na região norte é cultural a ingestão peixe frito com açaí, camarão salgado e alimentos processados, somado ao consumo de álcool, sendo fatores de risco para câncer. Prevenção secundária com realização de exames de rotina, a fim de detectar células neoplásicas precocemente; e prevenção terciária com tratamento, controle da doença e redução de agravos. Para os residentes de enfermagem foi visualizado a importância de detectar lacunas no processo de cuidado a paciente, com base científica, de acordo com a individualidade, culturas, crenças e costumes de cada usuário, contemplando-o com ações preventivas, não somente curativas.

Conclusões

Assim, além do conhecimento atribuído as mulheres de forma simplificada e coerente para o público-alvo, foi gratificante para os residentes contribuir para o serviço de forma eficiente, proporcionando crescimento profissional, alinhado com um dos objetivos comuns ao programa de residência e instituição de saúde.

Palavras-chave

Câncer de ovário, educação em saúde, enfermagem

Área

Estudo Clínico - Tumores Ginecológicos

Autores

NATALY YURI COSTA, YSIS NAYHARA RAIOL DE ALMEIDA , TAMIRES COSTA FRANCO, CRISTIANNE DE OLIVEIRA ARRAIS SARAIVA, LUCAS GEOVANE DOS SANTOS RODRIGUES