Dados do Trabalho


Título

ONCOGENÉTICA: A HISTÓRIA DO CÂNCER SOB UMA PERSPECTIVA MOLECULAR VISANDO A MEDICINA TRANSLACIONAL DE PRECISÃO

Introdução

A oncogenética é um ramo da genética que estuda as bases moleculares e hereditárias do câncer, da identificação à caracterização de genes envolvidos na transformação maligna das células. Com os avanços significativos do sequenciamento genético, é possível investigar os genes associados às neoplasias e elaborar um plano terapêutico e de diagnóstico personalizado, bem como adotar ações preventivas em indivíduos de alto risco.

Objetivo

Apresentar uma revisão sobre a história da oncogenética, desde suas primeiras descobertas até os recentes avanços que têm impulsionado a pesquisa em neoplasias.

Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura científica a partir de artigos publicados nas plataformas PubMED, e SciELO, e também da literatura pertinentes à área da oncogenética, de onde foram escolhidos artigos que tratassem da história da oncogenética no Brasil e no mundo.

Resultados

O marco inicial da oncogenética data da década de 1970, quando cientistas encontraram as primeiras evidências sobre oncogenes presentes em retrovírus cancerígenos. Inicialmente estes genes foram identificados em animais, mas possibilitaram o estudo de oncogenes em humanos e a compreensão de sua influência no desenvolvimento do câncer. Na década de 1980 foi descoberto o primeiro oncogene humano, denominado ras que impulsionou as pesquisas permitindo a identificação de diversos genes cancerígenos. Nas décadas seguintes e com o rápido avanço das tecnologias de sequenciamento genético, foi identificada a relação entre mutações hereditárias de genes e aumento do risco de desenvolvimento de neoplasias malignas, como o BRCA1 e BRCA2 e o aumento do risco da manifestação de câncer de mama e ovário, além de painéis específicos de famílias de genes e fatores de transcrição importantes na predisposição hereditária do câncer, modelos matemáticos que possam auxiliar em análises in silico e um tratamento personalizado baseado nas farmacogenética de cada paciente. Apesar de necessitar de profissionais capacitados e laboratórios equipados, os testes genéticos vem se popularizando e se tornando mais acessíveis para a população, permitindo elaborar planos de prevenção, diagnóstico e tratamento. Dessa forma, a literatura possui pequena quantidade de informações publicadas acerca da historiografia internacional e nacional sobre a história da oncogenética, sendo este o primeiro trabalho científico a se propor como relator desta recente conquista da pesquisa translacional na área da oncologia, a qual tem evoluído significativamente com uma medicina de precisão centrada no paciente e na biologia individual de cada um, bem como o processo de tumorigênese em tratamento cuja individualidade vem se mostrando cada vez mais essencial para melhores resultados aos tratamentos alvo-específicos.

Conclusões

Como visto desde o seu entendimento, a oncogenética e o estudo da predisposição genética ao câncer vem se desenvolvendo rapidamente em consoante com o avanço da tecnologia de sequenciamento genético. Desta forma, é essencial que haja investimento na capacitação de profissionais, pesquisadores e estrutura para continuar evoluindo e permitir acesso da população ao diagnóstico molecular, proporcionando uma abordagem personalizada e precisa para os pacientes.

Palavras-chave

oncogenética; aconselhamento genético; diagnóstico molecular

Área

Pesquisa básica / translacional

Autores

GABRIELA LAIS DA SILVA, LUCAS RIZZO MARQUES, MARCO LAZARO SOUSA BATISTA, ALICYA DE PAULA FERREIRA, JESSICA PIRO BARRAGAM, JOSE CLAUDIO CASALI ROCHA, RIMA JBILI