Dados do Trabalho


Título

Análises In Silico das Interações entre o Gene TP53 e MiRNAs no Câncer Gástrico: Implicações para o Diagnóstico e a Terapêutica de Precisão

Introdução

O câncer gástrico (CG) é uma das principais causas mundiais de mortalidade por neoplasia maligna. O CG possui etiologia multifatorial, incluindo riscos ambientais e genéticos. Dentre eles, destaca-se o gene TP53, codificador da proteína p53, supressora tumoral, que atua como fator de transcrição. Conexões entre TP53-miRNAs têm sido o foco de vários estudos, destacando a rede complexa de modulação pós-transcricional na patogênese do CG.

Objetivo

Este estudo visa utilizar abordagens de biologia computacional, para elucidar as principais interações entre o gene TP53 e os miRNAs. Paralelamente, busca-se identificar potenciais aplicações para o diagnóstico e a terapêutica de precisão no CG.

Métodos

Para as análises de bioinformática, foram empregadas as bases de dados do National Center for Biotechnology Information (NCBI), The Cancer Genome Atlas (TCGA) e Kyoto Encyclopedia of Genes and Genomes (KEGG). As redes de interações moleculares e de proteína-proteína (PPI), foram estabelecidas pelo software CytoScape e pela plataforma STRING, respectivamente. Os genes hub foram identificados usando o plug-in CytoHubba para CytoScape.

Resultados

Análises de PPI realizadas na plataforma STRING mostraram estreita e importante relação entre TP53 e os genes ATM e EP300 (score: 0,999). Mutações no gene ATM e EP300 estão associadas a doenças genéticas e cânceres. Por meio da análise de PPI no software Cytoscape, foi obtido um ranking de genes hub, que apresentaram uma forte interação com o gene TP53, destacando o CDK2 (score: 17), MDM2 (score: 15), EP300 (score: 14), AURKA (score: 14) e CCND1 (score: 14). Por meio do KEGG, foi evidenciado que 05 dos 10 genes fortemente associados ao TP53 (MDM2, ATM, EP300, SIRT1 e CREBBP) estão relacionados à regulação pelos miRNAs (miR-194, miR-181, miR-21, miR-221, miR-10 e miR-34) no câncer. Esses miRNAs possuem a capacidade de regular genes relacionados ao crescimento celular, invasão e metástase, podendo influenciar significativamente o desenvolvimento e avanço da doença. Os resultados demonstraram fortemente a relação entre o gene TP53 e o seu potencial para aplicações na saúde personalizada.

Conclusões

Análises in silico são eficazes na identificação de genes-chave que interagem intimamente com o TP53 e na regulação por miRNAs no CG. Tanto a identificação de parceiros moleculares que interagem com o gene, quanto a identificação de mecanismos regulatórios exercidos pelos miRNAs sobre potenciais oncogenes ou supressores tumorais, sugere um papel crucial na modulação da progressão do CG. Este estudo amplia a compreensão das bases moleculares do CG e fornece novas perspectivas para estratégias no âmbito da medicina de precisão.

Palavras-chave

Bioinformática; Biomarcadores; Neoplasias; Medicina de Precisão.

Área

Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto

Autores

DIOGO NERY MACIEL, Hellen Christina de Oliveira Santos, Gustavo Ronconi Roza, Caroline Christine Pincela da Costa, Amanda Ferreira Paes Landim Ramos, Rodrigo da Silva Santos, Mônica Santiago Barbosa