Dados do Trabalho


Título

Há relação entre o consumo de álcool e a infecção por Helicobacter pylori dupA positivo em pacientes com adenocarcinoma gástrico?

Introdução

O câncer gástrico é a terceira principal causa mundial de morte por câncer. A etiologia dessa neoplasia é multifatorial e estão associadas a fatores de risco ligados ao hospedeiro, estilo de vida e a infecção por Helicobacter pylori. Esse microrganismo, bem como o álcool, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como carcinógeno tipo I. O gene de virulência dupA de H. pylori codifica a proteína promotora de úlcera duodenal (DupA), e está associado ao desenvolvimento de gastropatias severas, incluindo úlcera péptica, metaplasia intestinal e adenocarcinoma gástrico (AdG).

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo investigar a associação entre o consumo de álcool e a presença de H. pylori dupA positivo no desenvolvimento do AdG na região central do Brasil.

Métodos

Nesse estudo foram selecionados indivíduos com idade superior a 18 anos e portadores de AdG. O diagnóstico foi confirmado por meio de análise histopatológica e classificado conforme Classificação Internacional das Doenças (CID10-C16). Os dados sobre o estilo de vida dos pacientes foram obtidos por meio de questionário sociodemográfico. A obtenção das amostras de biópsias gástricas foi realizada através de gastrectomia. O primer hpx foi empregado para a triagem molecular de H. pylori, através da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Pacientes negativos para a infecção foram excluídos do estudo. As amostras com resultados positivos foram submetidas à análise do gene dupA, por meio da PCR. As variáveis categóricas foram comparadas usando o teste qui-quadrado de Pearson, com nível de significância de 5%, por meio do software estatístico STATA (Statistics/Data Analysis). Este estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, conforme registrado no parecer n˚ 2.885.763.

Resultados

De acordo com os critérios de elegibilidade, foram selecionados 38 participantes para esse estudo. A prevalência da infecção por H. pylori foi de 65,79%. Destas amostras, 39,47% possuíam o gene dupA. Quanto ao hábito de consumo de álcool, 37,14% eram etilistas, 57,14% não faziam uso de álcool e 5,71% eram ex-etilistas. Entre os consumidores regulares, 46,67% apresentavam cepas H. pylori dupA positivo, enquanto 30% apresentaram cepas H. pylori dupA negativo. O resultado da regressão ajustada não apresentou diferença estatística entre a infecção por H. pylori dupA e o consumo de álcool, OR=2,16 (IC 95%: 0,52-9,01) e p=0,552.

Conclusões

Nesse estudo não houve associação entre o consumo de álcool e a incidência da infecção por H. pylori dupA positivo com o AdG em pacientes da região central do Brasil. Desse modo, mais estudos são necessários para elucidar a associação entre genes de virulência e o consumo de álcool em pacientes portadores de AdG no Centro-Oeste brasileiro.

Palavras-chave

Bactéria; Neoplasias; Fatores de virulência.

Financiador do resumo

PROAP, AUXPE: 1665/2016 e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Área

Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto

Autores

Hellen Christina de Oliveira Santos, DIOGO NERY MACIEL, Gabriel Ribeiro Maximo, Amanda Ferreira Paes Landim Ramos, Lucas Trevizani Rasmussen, Mônica Santiago Barbosa