Dados do Trabalho


Título

Sobrevida livre de progressão de paciente com tumores de células germinativas está associada com alta expressão dos fatores de transição SNAIL e SLUG

Introdução

Os tumores de células germinativas (TCGs) podem ser classificados por localização e tipo histológico. O tratamento geralmente consiste em cirurgia e/ou quimioterapia à base de cisplatina. Contudo, 15-20% dos pacientes são resistentes a esse composto. Dentre os mecanismos relacionados a resistência destaca-se a transição epitélio-mesenquimal (EMT), um processo que pode ser induzido por diversos fatores, incluindo SNAIL e SLUG.

Objetivo

O objetivo deste estudo é avaliar a expressão dos marcadores da EMT em TCG, com ênfase nos fatores de transcrição SNAIL e SLUG.

Métodos

Foi realizado uma análise in silico dos marcadores da EMT em pacientes com TCGs testiculares utilizando o banco de dados cBioPortal. Nas análises in silico, foram utilizados dados de RNAseq de 89 pacientes adultos de TCGs testicular, incluindo 49 seminoma, 29 TCG misto e 11 carcinoma embrionário.
As análises estatísticas foram feitas usando o software SPSS para avaliar a sobrevida livre de progressão dos dados de pacientes com TCGs testiculares. Os resultados de bioinformática obtidos foram analisados pelo software Rstudio.

Resultados

Foram avaliados 52 genes relacionados com a EMT para a obtenção da assinatura gênica dos pacientes com TCG. O tipo histológico seminomas apresentou menor expressão dos marcadores EMT, enquanto carcinomas embrionários e TCG mistos apresentaram alta expressão. Ainda, os resultados mostraram que pacientes com altos níveis de expressão de mRNA, SNAILalta e SLUGalta, apresentaram menor sobrevida livre de progressão (SLP média: 29,7 e 28,0 meses) em comparação com pacientes com baixos níveis de expressão mRNA SNAILbaixa (47,2 meses, p=0,67) e SLUGbaixa (46,4 meses, p=0,022). As análises combinatórias de SNAILalta/SLUGalta demonstraram uma menor SLP (16,5 meses) quando comparadas à baixa expressão de SNAILbaixa/SLUGbaixa (SLP= 54,3 meses, p=0,003). Os resultados sugerem que SNAIL e SLUG são potenciais alvos moleculares no tratamento dos TCGs.

Conclusões

O entendimento dos mecanismos moleculares indutores da EMT em TCGs permitirá uma melhor compreensão do câncer, metástase e resistência, bem como poderá contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

Palavras-chave

SNAIL, SLUG, transição epitélio mesenquimal

Financiador do resumo

Este projeto recebeu apoio do Hospital de câncer de Barretos através do auxílio de bolsa de mestrado pelo Edital N. 030/2021, e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) através do auxílio a pesquisa – Jovens Pesquisadores (Processo número 2019/07502-8).

Área

Estudo Clínico - Tumores Urológicos

Autores

INGRIDY IZABELLA VIEIRA CARDOSO, Daniel Antunes Moreno, Marcela Nunes Rosa, Ideli Zanesco Fontes Baptista, Ana Glenda Vieira Santarosa, Claudia Oliveira Rodrigues, Luiz Fernando Lopes, Mariana Tomazini Pinto