Dados do Trabalho
Título
Efeito citotóxico do extrato de chá verde (Camellia sinensis) sobre células de carcinoma hepatocelular
Introdução
O câncer hepático é o sétimo mais incidente globalmente, sendo o carcinoma hepatocelular o tipo predominante e associado a altas taxas de mortalidade. Evidências científicas sugerem que uma dieta rica em alimentos in natura de origem vegetal possa reduzir o risco de câncer devido à presença de compostos bioativos em tais alimentos, especialmente compostos fenólicos. Assim, o extrato de chá verde (ECV) emerge como uma matriz alimentar promissora entre as abordagens terapêuticas contra o câncer.
Objetivo
Avaliar o efeito citotóxico do extrato de chá verde sobre células de carcinoma hepatocelular HepG2 e Hep3B.
Métodos
O extrato aquoso de chá verde foi obtido a partir de folhas secas da planta Camellia sinensis, conforme descrito em estudo anterior do grupo. Para este estudo, as linhagens celulares HepG2 e Hep3B foram cultivadas até atingirem uma confluência de 70-80% e então transferidas para placas de 96 poços. Após 24 horas, foram expostas a diferentes concentrações (31,2 a 3.000µg/mL) do extrato de chá verde (ECV) por 24 e 48 horas. A viabilidade celular foi avaliada utilizando o método de redução do reagente de Alamar Blue®.
Resultados
Os resultados indicam que o extrato de chá verde (ECV) promove redução da viabilidade das células HepG2 de maneira dose-dependente. Apenas a partir de concentrações superiores a 1.000 µg/mL a viabilidade celular foi reduzida em 50% ou mais. Além disso, os efeitos observados nas exposições de 24h e 48h não demonstraram diferença significativa nessa linhagem. Já na linhagem celular Hep3B, a viabilidade foi influenciada tanto pela dose quanto pelo tempo de exposição. Especificamente, na concentração de 1.500 µg/mL, 48,3% e 25,3% de células viáveis foram detectadas após 24 e 48h, respectivamente.
Conclusões
Nossos dados sugerem que o extrato de chá verde exerce um efeito citotóxico sobre as linhagens de carcinoma hepatocelular HepG2 e Hep3B. Experimentos adicionais estão em andamento para identificar e compreender os possíveis mecanismos celulares e moleculares envolvidos.
Palavras-chave
Chá Verde. Efeito antitumoral. Câncer.
Financiador do resumo
Financiamento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (Processo: E-26/201.316/2021).
Área
Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto
Autores
THAIS ALESSANDRA SANTOS, Mariana Muniz Paz, Raissa Eduardo Santos, Ana Luiza Barbosa Vasconcelos, Luciana Pereira Rangel, Danielly Cristiny Ferraz da Costa