Dados do Trabalho


Título

Avaliação da presença de morbidades em mulheres com câncer de mama submetidas à quimioterapia neoadjuvante em um Hospital do Sistema Único de Saúde do interior de São Paulo

Introdução

Alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolver o câncer de mama, sendo alguns não modificáveis, relacionados à herança genética, e outros modificáveis, relacionados aos fatores ambientais aos quais a mulher está exposta, dentre as morbidades mais comuns estão o Diabetes Mellitus, hipertensão arterial e obesidade. A quimioterapia neoadjuvante pode promover incremento na sobrevida, permitindo melhora dos desfechos cirúrgicos e adequada avaliação do prognóstico.

Objetivo

Identificar a presença de fatores de risco de pacientes avaliadas pela fisioterapia no ambulatório de mastologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, submetidas à quimioterapia neoadjuvante.

Métodos

Estudo observacional, em que utilizou dados de prontuários de pacientes avaliadas pela fisioterapia, onde analisaram 58 mulheres com média de idade de 50 anos (±13,24), sob tratamento neoadjuvante para o câncer de mama. Foram avaliados dados de histórico familiar, idade da menarca e menopausa, número de gestações, tabagismo e a presença de morbidades associadas, como hipertensão arterial, obesidade e diabetes mellitus. O estudo foi submetido e aprovado pelo CEP-HCFMRP-USP pelo processo 4.188.751/2020.

Resultados

Foi observado que 62% das pacientes tinham histórico familiar de câncer, dentre essas, 24% eram de mama. O IMC médio das mulheres foi de 29 Kg/m², assim como, 27,6% tinham hipertensão, 22,4% apresentavam diabetes. Em relação a menarca, a média de idade das pacientes foi de 12 anos, e a menopausa, média de idade de 47 anos, em que 43% das pacientes ainda não haviam entrado na menopausa, antes do início do tratamento. Sobre o tabagismo, 19% eram tabagistas antigas e 13,8% eram tabagistas ativas. Sobre a primeira gestação, a média de idade foi de 18 anos com número médio de duas gestações por mulher, sendo que 13,8% não tiveram filhos.

Conclusões

Os achados apontam reflexos dos fenômenos relacionados a variáveis associadas às mulheres em tratamento de câncer de mama descritos na literatura mundial.

Palavras-chave

Neoplasias da mama; Fatores de Risco; Terapia Neoadjuvante; Diabetes Mellitus

Financiador do resumo

O presente estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

CATARINA CLAPIS ZORDAO, Tamires Coelho de Almeida, Andrezza Moraes Flórido, Carolina Fernandes Mestriner, Ana Paula Ferro, Raquel Michelini Guerero, Elaine Caldeira de Oliveira Guirro