Dados do Trabalho


Título

Câncer de orofaringe no Brasil, estimativa das taxas de incidência pelos registros de câncer de base populacional

Introdução

O câncer de orofaringe (COF) não teve suas estimativas de número de casos e taxas estimadas no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Entretanto, as taxas têm aumentado em países desenvolvidos devido à identificação do vírus do papiloma humano (HPV), cuja sobrevida para esses pacientes é maior. Além dos fatores de risco relacionados com o consumo de tabaco e álcool, a infecção pelo HPV apresenta uma fração atribuível de aproximadamente 23% nos sites como tonsila e base de língua. No Brasil a prevalência deste vírus varia nos centros de tratamento de 6 a 59%. Portanto, este estudo visa estimar a indecência do COF nos registros de câncer de base populacional (RCBP) brasileiros por período, sexo, e locais anatômicos da orofaringe.

Objetivo

Determinar as taxas de incidência, e tendências do COF no Brasil por período, sexo, e locais anatômicos da orofaringe.

Métodos

Serão extraídos das bases de dados dos RCBP os casos de COF do período de 2000 a 2020, selecionando-se 18 códigos (CID-O, 3a edição) referentes à anatomia da orofaringe. Inicialmente, serão descritos os períodos disponíveis e a qualidade dos dados, os quais serão estratificados por sexo, faixa etária (a cada 10 anos) e locais anatômicos da orofaringe. Para cálculo das taxas de incidência serão usados os dados do último censo brasileiro de 2010 (IBGE). As taxas de incidência padronizadas por idade serão calculadas pelo método direto e ajustadas de acordo com a população padrão mundial. As tendências de incidência serão calculadas pela variação percentual média anual, com seu intervalo de confiança de 95%, com o software Joinpoint Regression Program (versão 4.7.0.0).

Resultados

A estimativa de incidência e tendência do COF no Brasil permitirão identificar o perfil deste tumor. Será possível verificar os locais anatômicos da orofaringe mais frequentes, assim como a distribuição por sexo. Adicionalmente, poderá ser estimada a distribuição por estado brasileiro quanto sexo e topografias relacionadas ao HPV.

Conclusões

O COF e uma neoplasia que emergiu na última década de forma desigual no mundo, este estudo permitirá identificar o perfil desta neoplasia maligna no Brasil e suas regiões, assim como o papel dos registros de base populacional na caracterização deste impacto.

Palavras-chave

Câncer de orofaringe, Incidência, Brasil

Financiador do resumo

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), EU/Horizon 2020 - Projeto de Pesquisa Temático: 2018/26297-3.

Área

Estudo Clínico - Tumores de Cabeça e Pescoço

Autores

LADY PAOLA ARISTIZABAL ARBOLEDA, DIEGO RODRIGUES MENDONÇA, GISELE APARECIDA FERNANDES, MARIA PAULA CURADO