Dados do Trabalho
Título
Residência Multiprofissional: Um Caminho para a Formação Avançada de Enfermeiros
Introdução
A residência multiprofissional em oncologia capacita enfermeiros através de uma pós-graduação teórico-prática, enfocando a integração interprofissional e o desenvolvimento de competências técnicas e emocionais. O planejamento adequado do programa é essencial para garantir formação abrangente, atualização científica e habilidades clínicas, preparando-os para enfrentar os desafios da jornada oncológica.
Objetivo
Descrever o método de planejamento do cronograma teórico do eixo específico da Residência Multiprofissional em Oncologia de um Cancer Center da área de Enfermagem.
Métodos
Este estudo descreve o planejamento do cronograma teórico do eixo específico de Enfermagem na Residência Multiprofissional em Oncologia de um Cancer Center, realizado através de seis etapas: 1- Revisão bibliográfica para identificar as competências do enfermeiro oncologista; 2- Estabelecimento de objetivos alinhados com a Taxonomia de Bloom e demandas práticas e científicas; 3- Elaboração da matriz curricular com conteúdos teóricos e práticos, incluindo cuidados ao paciente oncológico, tratamentos e suporte emocional; 4- Definição de atividades práticas para a aplicação dos conhecimentos teóricos em contextos reais; 5- estabelecimento de critérios objetivos de avaliação do desempenho dos residentes, visando a qualidade da formação; 6- Planejamento de acompanhamento contínuo do programa para avaliar sua efetividade e realizar ajustes necessários para otimização da formação. Essa abordagem sistemática possibilita uma formação abrangente e atualizada dos enfermeiros em oncologia.
Resultados
Foi estruturado um plano pedagógico composto por quatro módulos sendo: Módulo I- Fundamentos em Enfermagem ao Paciente com Câncer; Módulo II- Especificidades da Enfermagem Oncológica nas Unidades de Tratamento; Módulo III- Especificidades da Enfermagem ao Paciente Clínico e Cirúrgico; Módulo IV- Especificidades da Enfermagem ao Paciente Crítico e a criança e o adolescente com câncer. Cada módulo tem duração de cinco a seis meses sendo dois módulos para os residentes do primeiro ano e dois módulos para os residentes do segundo ano. A carga horária teórica do programa corresponde a 20% da carga horária total da residência. Em relação aos métodos avaliativos foram estabelecidas além das avaliações somativas do eixo transversal do programa, avaliações formativas desenvolvidas em três atividades por módulo, sendo 1- Elaboração de um e-book com memórias de aulas construído em grupo no decorrer das aulas teóricas do eixo específico; 2- Apresentação de estudos de casos clínicos individual e 3- Atividades direcionadas aos temas abordados em cada módulo, além da observação da participação e comportamento durante as aulas e prática.
Conclusões
Este estudo ressalta a importância do planejamento das atividades realizadas do eixo específico teórico em um programa de residência em enfermagem oncológica. O processo de planejamento, que envolveu revisão bibliográfica, definição de objetivos, elaboração de matriz curricular, definição de atividades práticas, estabelecimento de critérios de avaliação e estratégias de ensino e acompanhamento contínuo dos residentes, mostrou-se fundamental para garantir uma formação abrangente e atualizada dos enfermeiros nessa área tão complexa e desafiadora.
Palavras-chave
Residência Multiprofissional; Educação profissionalizante; Enfermagem oncológica.
Área
Enfermagem Oncológica
Autores
RUAN NILTON RODRIGUES MELO, Luana Otoni Blanc, Juliane Aparecida Lima dos Santos, Eliza Costa Cijevschi, Andreza Garcia da Silva