Dados do Trabalho


Título

ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DE TRATAMENTO RADIOTERÁPICO SEGURO EM UM CANCER CENTER NA CIDADE DE SÃO PAULO

Introdução

Trazendo para a realidade do nosso serviço de saúde, implementamos ferramentas estruturadas a partir de uma reunião multidisciplinar onde o plano de cuidado de cada paciente é traçado individualmente

Objetivo

Relatar a experiência das etapas do tratamento seguro realizadas em um Câncer Center em São Paulo.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência com a finalidade de compartilhar o processo adotado em um Câncer Center na cidade de São Paulo para tornar o tratamento de radioterapia o mais seguro possível, implementando barreiras com o intuito de detectar possíveis erros e corrigi-los antes de impactar o paciente.
As ferramentas de check-list foram construídas após a percepção multidisciplinar diante do índice de falhas ou quase erros identificados durante o processo de tratamento do paciente que tinha como resultado o alto índice de remarcações além do descontentamento devido aos deslocamentos até o serviço de saúde sem a possibilidade de realizar o plano terapêutico proposto. Sendo que no geral, os entraves podiam ser previamente solucionados sem qu e houvesse impactos ao paciente.
A partir disto, através de reuniões multidisciplinares, entre físicos, médicos, enfermagem, dosimetrias, equipe administrativa e técnicos de radioterapia foi possível entender os maiores ofensores para construção das ferramentas de segurança ao paciente e disseminar a informação pertinente ao cuidado de forma mais rápida e segura.

Resultados

Quando o tratamento é autorizado pela fonte pagadora, o agendamento do planejamento é realizado. Um dia antes da realização do planejamento de radioterapia, é realizada uma reunião multidisciplinar onde a equipe médica, equipe de enfermagem, equipe de físicos, equipe administrativa, equipe técnica, dosimetristas e nutricionistas se reúnem para discussão do caso. Durante essa reunião é consultado a evolução médica do paciente e preenchido o documento de “Checklist Pré Planejamento” no sistema de prontuário eletrônico Tasy. No dia anterior ao início do tratamento, a equipe de técnicos de radioterapia confere toda a ficha técnica do tratamento com o que foi prescrito e planejado e preenche o documento “Checklist de início de tratamento” no sistema de prontuário eletrônico Tasy, Durante todos os dias de tratamento, realizamos o “Timeout”. É comum durante o tratamento, por alguma razão, como perda de peso, dificuldade de manter o posicionamento, entre outras, o paciente precisar replanejar. Com o intuito de evitar que o paciente se perca no processo e no fluxo, realizamos também, o preenchimento do “Checklist de Replanejamento” no sistema de prontuário eletrônico Tasy. E, por fim, ao término da última sessão de tratamento, realizamos o “Checklist de término de tratamento”.

Conclusões

Estabelecer rotinas e protocolos de segurança num serviço de saúde torna-se um grande desafio, pois devemos integrar as equipes multidisciplinares envolvidas nos processos cada vez mais a fim de propagar a cultura de segurança, entender e estruturar as informações pertinentes a serem avaliadas previamente ao tratamento, divulgar a cultura de notificação de eventos adversos de forma não punitiva mas sim com o intuito de criar melhorias nos processos, entender as demandas e pontos de atenção nas etapas bem como a disponibilidade da equipe.

Palavras-chave

Checklist
Radioterapia
Segura

Área

Outros temas, Relatos de casos ou revisão de literatura

Autores

LAIS FERNANDES DA CAMARA, Thayanne Lael Pereira De Oliveira, Katia Cristina Trigo Martiniano