Dados do Trabalho


Título

O Impacto Da Formação dos Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem em um Cancer Center

Introdução

Os cursos técnicos em enfermagem têm a pretensão de formar profissionais capacitados na técnica, e na assistência humanizada, a família e a comunidade. Entretanto, essa proposta nem sempre se integra a realidade. No contexto de um Centro Oncológico os desafios são ainda maiores devido ao perfil do paciente atendido. Logo, a qualidade no processo de formação é uma tarefa importante tanto para o docente, como para o discente e a comunidade.

Objetivo

Conhecer o desempenho dos alunos no processo de formação, e descrever o perfil dos estudantes e, a construção da Escola Técnica em um Cancer Center.

Métodos

Estudo descritivo, exploratório, e de caráter quantitativo. O trabalho foi desenvolvido de setembro de 2022 a abril de 2023, e procurou investigar o perfil dos estudantes bolsistas da Escola Técnica do Hospital A.C.Camargo Cancer Center e também o desempenho dos alunos no processo de formação. Os dados foram coletados de 2019 a 2022, e a amostra foi levantada a partir dos registros de indicadores da Escola. O consentimento do aluno foi dispensado, por envolver dados extraídos dos indicadores institucionais. Como critério de inclusão os alunos deveriam ter participado da seleção para ingressa no curso Técnico em Enfermagem, realizado a matrícula, e serem colaboradores da instituição hospitalar supracitada. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples, por meio de frequências absolutas (n) e relativas (%) dos itens categóricos estudados. Além, as variáveis numéricas foram analisadas por meio de média, e desvio padrão.

Resultados

Dos 40 discentes que integraram a amostra do estudo, 32 (80%) eram do sexo feminino e 8 (20%) do sexo masculino. Com relação à média de idade dos estudantes, a média de idade foi de 37,82 anos com desvio padrão (DP) de 8,63. Quanto ao desempenho dos alunos 31 (77,5%) foram aprovados, concluindo todo o processo de formação; 6 (15%) foram reprovados; e 3 (7,5%) alunos desistiram/trancaram o curso. A média de notas dos alunos aprovados ao final do curso foi de 8,6, e a nota de corte para reprovação foi considerada como 7. A frequência ou carga horária executada por aluno, nas aulas teóricas foi o total de 1243h (99,6%), e de 643h (100%) para as aulas práticas. Quanto ao perfil dos alunos ingressos, os mesmos atuavam em diversos cargos, como auxiliar administrativo, auxiliar de higiene, auxiliar de rouparia, copeira, operador central em atendimento, técnico em hemoterapia.

Conclusões

O processo de ensino para alunos de nível técnico dentro de um centro oncológico, apesar de desafiador representa um instrumento de mudança de realidade. Uma vez que através do ensino, o aluno poderá seguir em outra área do mercado de trabalho. Quando se trata de alunos bolsistas é possível observar o comprometimento em relação à presença e dedicação para a aprovação e as notas, e isso está atrelado à satisfação do aluno com os aspectos relacionados à aprendizagem.

Palavras-chave

Educação técnica em enfermagem; Educação profissionalizante; Educação em enfermagem.

Área

Enfermagem Oncológica

Autores

RUAN NILTON RODRIGUES MELO, Luana Otoni Blanc, Juliane Aparecida Lima dos Santos, Eliza Costa Cijevschi, Andreza Garcia da Silva