Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DO LASER VERMELHO NA VIABILIDADE DE CÉLULA TUMORAL IN VITRO.

Introdução

A terapia de fotobiomodulação (FBM), é utilizada na reparação dos danos causados por uma lesão ou doença. O uso da luz no tratamento e suporte de pacientes com câncer foi estudado, no entanto, os efeitos nas células tumorais são controversos e podem interferir na capacidade proliferativa e estrutural das células cancerígenas. A grande variedade de parâmetros utilizados é um obstáculo para chegar a conclusões significativas, dificultando a comparação de estudos e o estabelecimento de protocolos.

Objetivo

Explorar a ação de diferentes densidades de energias do LASER vermelho sobre o comportamento de células tumorais in vitro, para elucidar os mecanismos de ação dessa terapia de forma mais confiável e estabelecer parâmetros eficazes.

Métodos

As células de tumores de cabeça e pescoço foram cultivadas em meio DMEM/HIGH GLUCOSE com 10% FBS (Soro fetal bovino), penicilina e estreptomicina. As células foram incubadas a 37 °C em atmosfera umidificada a 80% contendo 5% de CO2 no escuro, até atingir 90% de confluência. A irradiação foi feita com comprimento de onda vermelho de 635 nm: grupo controle, 1 J/cm2, 5 J/cm2, 10 J/cm2, 20 J/cm2 e 40 J/cm2, potência de 100 mW. A viabilidade foi analisada usando imagens de fluorescência após 24 horas de estimulação, com uma solução Calcein AM e Brometo de Etídio. O brometo de Etídio cora o DNA de células mortas representado por um canal vermelho, enquanto Calcein cora o citoplasma de células vivas representando um canal verde. Os dados de imagem foram adquiridos usando um microscópio automatizado Zeiss AxioObserver Z1 (Carl Zeiss Microscopy GmbH; Jena, Alemanha). A resposta ao tratamento foi quantificada utilizando o software MATLAB (Mathworks, Natick, MA).

Resultados

A estimulação com comprimento de onda vermelho apresentou aumento da viabilidade celular, conforme aumentou a dose utilizada, mas só apresentou diferença significativa a densidade de energia de 10, 20 e 40 J/cm2.

Conclusões

A fotobiomodulação auxilia no aumento da viabilidade celular quando utilizados os parâmetros corretos, sendo que o uso doses menores não apresentaram diferenças significativas comparadas ao grupo controle.

Palavras-chave

Fotobiomodulação; viabilidade celular; câncer.

Financiador do resumo

Fundação de amparo à pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP), processo n° 2021/13587-6

Área

Pesquisa básica / translacional

Autores

ANA PAULA FERRO, CAROLINA FERNANDES MESTRINER, CATARINA CLAPIS ZORDÃO, RINALDO ROBERTO JESUS GUIRRO, JONATHAN CELLI, ELAINE CALDEIRA OLIVEIRA GUIRRO