Dados do Trabalho
Título
Construção e aplicação de programa de desenvolvimento para graduandos de enfermagem em um Cancer Center
Introdução
O conhecimento teórico-prático em oncologia é fundamental para o desenvolvimento profissional dos graduandos em enfermagem no contexto de um Cancer Center. O cuidado a pessoa com câncer requer do aluno uma capacitação especializada baseada em saberes técnicos e biopsicossociais.
Objetivo
Descrever a construção e aplicação de um programa de desenvolvimento para graduandos de enfermagem em um Cancer Center.
Métodos
Estudo descritivo tipo relato de experiência, realizado no A.C.Camargo Cancer Center, localizado na cidade de São Paulo. A construção do programa foi pautada nos conteúdos relacionados a enfermagem, assim como na especificidade oncológica, com foco na teoria e prática, com carga horária total 132 horas, perfazendo um total de 22 dias, com uso de estratégia Blended Learning e, quando presencial foi adotado metodologias ativas de ensino. O público-alvo foi composto por graduandos de enfermagem de diversas universidades da cidade de São Paulo, que realizam estágio extracurricular na instituição supracitada em diferentes setores. O programa foi realizado semestralmente no período de 2020 a 2022, sempre nos meses de fevereiro e agosto, tendo como docentes, os enfermeiros da Educação Continuada, Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, Cuidados Paliativos e Escola Técnica. Durante o programa foram aplicadas avaliações somativas e formativas, compostas por questões objetivas e seminário, com média esperada ≥ 8,0. Também foi realizada avaliação sobre a percepção do graduando por meio da metodologia eNPS, sendo esperado o resultado de 80%.
Resultados
O programa de desenvolvimento foi composto por duas partes, sendo (1) teórica, com carga horária de 36 horas online, abordando os seguintes temas, segurança do paciente, protocolos, processo medicamentoso, suporte básico de vida, prevenção de infecção relacionada a assistência à saúde, introdução a oncologia, prevenção e epidemiologia do câncer, biologia molecular, oncogenética, emergências oncológicas, ferida neoplásica maligna, tratamento oncológico (cirurgia, terapia antineoplásica, radioterapia e transplante de célula tronco-hematopoiética), cuidado paliativo e; (2) prática, com carga horária de 96 horas, contemplando manejo de dispositivo e equipamentos, treinamento prático em quatro ambulatórios, com a proposta de realizar punção de cateter totalmente implantado, cuidados com pacientes estomizados (respiratório, urinária e intestinal), realização de curativos, cuidados e retirada de drenos em pacientes em pós-operatório. Foram realizadas seis turmas no período de 2020 a 2022. Participaram 169 graduandos de enfermagem, com média de aprendizagem em 9,1 e o e-NPS de 92%.
Conclusões
A construção do programa foi baseada nos conteúdos essenciais necessários para a prática do graduando de enfermagem em um Cancer Center, com estratégia Blended Learning, perfazendo carga horária de 132 horas. Foram realizadas seis turmas no período de três anos, para 169 graduandos de enfermagem, apontando níveis elevados de aprendizagem e satisfação. Este modelo demonstrou ser uma ferramenta importante e efetiva para o desenvolvimento desse público.
Palavras-chave
Aprendizagem. Estudantes de Enfermagem. Oncologia
Área
Enfermagem Oncológica
Autores
NAYARA DE CASTRO PEREIRA, ESTELA FERREIRA DA SILVA, DAIANE ARRUDA SARAIVA, BENEDITO APARECIDO DA SILVA, MARIA DE FÁTIMA DA SILVA ALBACETE, MARIA DAS GRAÇAS SILVA MATSUBARA