Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO PERFIL TAXONÔMICO DO VIROMA EM METATRANSCRIPTÔMICA DE ADENOCARCINOMA GÁSTRICO
Introdução
O viroma compreende uma das coleções mais abundantes e diversificadas de microorganismos presentes no corpo humano, e alterações nessa microbiota viral já foram relacionadas com diversas doenças, incluindo o câncer. O câncer gástrico (GC) é o quinto câncer mais incidente do mundo e uma das maiores causas de morte relacionada ao câncer no mundo. A infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV) está fortemente vinculada a vários subtipos de CG, desempenhando um importante papel no processo carcinogênico.
Objetivo
O objetivo do trabalho foi descrever e analisar os perfis taxonômicos do viroma gástrico adjacente ao tumor e tumoral.
Métodos
Para esta pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário João de Barros Barreto sob o número de protocolo 26549614.20000.0018, coletou-se 81 amostras de adenocarcinoma gástrico. Destas, 43 são de tecido tumoral e 38 de tecido adjacente. O RNA foi extraído com TRIzol®, quantificado pelo NanoDrop® e preparado com kit TruSeq. As bibliotecas foram avaliadas pelo TapeStation. O sequenciamento de RNA ocorreu no NextSeq® 500, modo pair-end.
As leituras passaram por controle de qualidade (Trimmomatic v 0.36), mantendo qualidade média >15. O Centrifuge v 1.04-beta identificou o microbioma usando base de dados contendo bactérias, vírus, archaea e genoma humano. O Recentrifuge validou resultados, removendo contaminações. As espécies com confiabilidade >25 foram analisadas utilizando R (v 4.2), gerando gráficos de abundância e análise diferencial.
Para análise de abundância diferencial entre tumor e adjacente, foi utilizado o pacote DESeq2, destacando gêneros de vírus com abundância significativa (|log2FC| > 2, p-adj < 0.05).
Resultados
No grupo tumor, houve a presença exacerbada de EBV, com 20.58% de prevalência. Tanto no grupo tumoral quanto no grupo adjacente, os vírus HERV-K113 e Choristoneura occidentalis granulovirus mostraram destaque em relação à abundância.
Ao comparar os tecidos tumorais e adjacentes, os únicos vírus diferencialmente abundantes foram: Epstein-Barr (Herpesvirus humano 4 tipo 2) e o HERV-K113 (Retrovírus Endógeno Humano K113). O HERV-K113 e o EBV encontram-se aproximadamente 32x e 4096x hiperabundantes no tecido tumoral, respectivamente.
Conclusões
O EBV mostrou diferença de abundância no grupo tumoral, como esperado pela literatura. Porém, um achado interessante foi a diferença de abundância apresentada por HERV-K113, o qual faz parte de um grupo de vírus endógenos humanos, e sua desregulação já foi relacionada a outros tipos de câncer, mas pouco ao CG.
Além disso, a descrição taxonômica também se mostrou valiosa para elucidar melhor a microbiota do câncer gástrico, e espera-se que este estudo possa ter implicações significativas para o desenvolvimento da pesquisa e do entendimento do câncer.
Palavras-chave
Câncer Gástrico, Viroma, Bioinformática
Financiador do resumo
Fapespa, CONVÊNIO Nº 004/2021.
Área
Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto
Autores
JULIA ALENCAR FONSECA DIAS, Daniel de Souza Avelar, Diego Pereira, Samir Mansour Moraes Casseb, Dionison Pereira Sarquis, Leandro Magalhães, Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos, Paulo Pimentel de Assumpção, Samia Demachki, Fabiano Cordeiro Moreira