Dados do Trabalho
Título
Construção e validação de instrumento para avaliação da prática clínica de enfermeiros sobre ferida neoplásica maligna.
Introdução
A ferida neoplásica maligna é uma condição complexa que requer cuidados específicos e especializados para alívio dos sintomas e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A compreensão da prática clínica de enfermeiros brasileiros nesse contexto é fundamental para aprimorar o tratamento e promover melhores resultados no cuidado desses pacientes, visto que enfermeiros possuem protagonismo no manejo dessas feridas.
Objetivo
Construir e validar um instrumento para avaliar a prática clínica de enfermeiros brasileiros no contexto do manejo de pacientes com ferida neoplásica maligna.
Métodos
Estudo metodológico dividido em duas etapas consecutivas. Na primeira etapa foi elaborado o instrumento contendo 15 questões de múltipla escolha para avaliar a prática clínica de enfermeiros no manejo de pacientes com ferida neoplásica maligna, com base em literatura, Para avaliação das questões utilizou-se uma escala Lickert de cinco pontos, sendo elas: (a) discordo totalmente, (b) discordo, (c) concordo e (d) concordo totalmente. Todas as questões possuíam espaço para sugestões independentemente da resposta assinalada previamente. A segunda etapa consistiu na definição de um comitê de especialistas, sendo convidado 16 experts na área de oncologia, considerado critérios como titulação, especialização, produção científica e tempo de atuação na área. Para a seleção foi estabelecido pontuação mínima de cinco pontos, conforme os critérios propostos por Fehring. No processo de validação para a obtenção do consenso entre os especialistas foi utilizado a Técnica Delphi. a A análise dos dados foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com concordância esperada de 0,80. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer 6.102.047, CAEE 68075923.3.0000.5432. Foi aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resultados
Resultados (1000 caracteres): Foi construído um instrumento contendo 15 questões de múltipla escolha, com quatro opções de respostas cada, tendo como conteúdo abrangendo os domínios físico, emocional e social, com foco na qualidade de vida. Dos 16 especialistas convidados, 11 (68,7%) realizaram a avaliação do questionário. A avaliação média de análise curricular dos especialistas, segundo os critérios propostos por Fehring, foi igual a 10 pontos. Após a aplicação do IVC, obteve-se um IVC = 92,7%, IC = 0,92, na primeira rodada para avaliação do questionário, indicando alta validade do conteúdo das questões.
Conclusões
O instrumento foi construído e validado com excelente índice de conteúdo, se mostrando confiável para avaliar a prática clínica de enfermeiros com ferida neoplásica maligna, possibilitando gerar resultados para nortear a definição de estratégias de treinamento e elaboração de protocolos clínicos, com foco nos diversos domínios da qualidade de vida.
Palavras-chave
Enfermagem Oncológica, Ferimentos e Lesões, Estudo de Validação.
Financiador do resumo
Não se aplica.
Área
Enfermagem Oncológica
Autores
PEDRO CESAR SOUZA, Maria Graças Silva Matsubara