Dados do Trabalho
Título
Letalidade por COVID-19 em pacientes oncológicos no A.C. Camargo Cancer Center antes e após o início da vacinação contra o SARS-CoV-2
Introdução
A COVID-19 é um dos principais desafios de saúde pública. Pacientes oncológicos são mais vulneráveis à doença e podem apresentar desfechos clínicos graves. Em 2023 foi declarado o fim da emergência de saúde global da doença. Entender como a imunização impactou na mortalidade por COVID-19 em pacientes com câncer é importante para a segurança deste grupo.
Objetivo
Descrever e comparar a vacinação contra o SARS-CoV-2 com a mortalidade por COVID-19 no A.C.Camargo Cancer Center, assim como no município de São Paulo.
Métodos
Trata-se de um estudo de coorte realizado entre o período de março de 2021 a janeiro de 2022, a partir da coleta de
dados em prontuário eletrônico de pacientes oncológicos que testaram positivo para a COVID-19. Os dados de vacinação e número de óbitos pela doença na cidade de São Paulo foram extraídos do vacinômetro do Programa de Imunização do Governo do Estado de São Paulo e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).
Resultados
O número de óbitos por COVID-19 no A.C.Camargo Cancer Center foi de 82 (9,2%) entre 884 pacientes, com redução conforme o progresso da vacinação. Observou-se uma grande adesão da primeira dose, mas um decaimento do número de pacientes imunizados nas doses posteriores. Na cidade de São Paulo em 2021 e 2022 também foi observado uma redução no número de óbitos a partir da vacinação, havendo também picos de mortes em determinados períodos, porém com posterior declínio.
Conclusões
O estudo traz informações sobre a vacinação de pacientes oncológicos tratados no A.C.Camargo Cancer Center, sendo observado a diminuição de mortes conforme a imunização avançou, assim como no município de São Paulo. Nos dois cenários foi possível observar picos de mortes em períodos semelhantes, possivelmente associados ao surgimento de novas variantes.
Palavras-chave
Oncologia; Vacinação; COVID-19;
Financiador do resumo
Este trabalho recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através de auxílio à pesquisa, processo 132408/2022-8.
Área
Epidemiologia e Prevenção
Autores
JOAO VITOR RODRIGUES SOUZA, MARIA PAULA CURADO, GISELE APARECIDA FERNANDES