Dados do Trabalho
Título
Qualidade de vida de mulheres submetidas ao tratamento do câncer de mama segundo características sociodemográficas, comportamentais e clínicas
Introdução
A sobrevida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama aumentou nos últimos 10 anos em todo o mundo. Esse aumento se deve ao aprimoramento dos programas de triagem e avanços nas terapias. As intervenções médicas são indispensáveis para a manutenção da vida, mas podem geram mudanças sociais e psicológicas, além de profundas e permanentes prejuízos à vida das pacientes. Assim, a indicação de tratamento deve sempre considerar os benefícios e efeitos da terapia, devendo os benefícios ser sempre superiores aos danos.
Objetivo
Analisar os fatores relacionados à qualidade vida em mulheres diagnosticadas com câncer de mama após o término do tratamento.
Métodos
Estudo transversal com 101 mulheres diagnosticadas com câncer de mama entre 2014-2016 assistidas em um serviço de oncologia de Minas Gerais. A qualidade de vida foi avaliada através dos questionários EORTC QLQ-C30 e BR-23. As análises foram efetuadas utilizando-se o Teste T de student e o Teste de Mann-Whitney.
Resultados
Identificou-se melhores escores de qualidade de vida entre as mulheres com idade superior a 50 anos, pretas, com mais de 8 anos de estudo completos, que viviam com o companheiro, exerciam atividade remunerada, que foram assistidas pela rede privada, com maior renda per capita e maior classe econômica; que residiam no município sede do serviço, faziam atividade física, não faziam uso de tabaco, com maior escore na escala de religiosidade, que dispunham de maior apoio social, não apresentavam sobrepeso, não possuíam comorbidades e que foram submetidas à setorectomia.
Conclusões
Observou-se significativa influência dos fatores sociodemográficos, comportamentais e clínicos na qualidade de vida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Intervenções para promover a saúde e reduzir as iniquidades podem contribuir para a melhora da qualidade de vida.
Palavras-chave
Neoplasias da mama. Fatores Sociodemográficos. Qualidade, acesso e avaliação da assistência à saúde.
Financiador do resumo
Não há.
Área
Estudo Clínico - Tumores de Mama
Autores
RENATA MENDES DE FREITAS, Angélica Atala Lombelo Campos, Maria Teresa Bustamante Teixeira, Rafaela Russi Ervilha, Vivian Assis Fayer, Jane Rocha Duarte Cintra, Daniela Pereira Almeida, Maximiliano Ribeiro Guerra